A Câmara realizou, nesta terça-feira (10), a entrega do título de Cidadania Honorária de Contagem ao Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires. O Projeto de Resolução é de autoria do vereador Jair Tropical (PCdoB).
Antes da entrega da placa, os presentes assistiram a um vídeo que contava a trajetória de Dom José Maria Pires, com fotos e textos, desde sua entrada para o seminário de Diamantina, em 1931, até os dias de hoje. Logo depois, outro vídeo exibiu uma mensagem do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Impossibilitado de comparecer pessoalmente à cerimônia, Dom Walmor, em vídeo, parabenizava Dom José Maria pela honraria e destacava sua bondade. “Com muito entusiasmo e coragem, ele abraçou a missão de servir às comunidades e sempre foi assim. Traçou um caminho de humildade e dedicação àqueles que precisam. Servidor de Deus e do povo, exemplo de fé e de vida”.
Emocionado, o vereador Jair Tropical, em seu discurso, falou um pouco sobre a trajetória e lutas pelos menos favorecidos de Dom José Maria e sobre a satisfação em poder homenageá-lo. “Me sinto muito lisonjeado, não só como vereador mas como católico que sou, pela oportunidade de conceder a uma autoridade tão especial este título, que é a maior condecoração do Município”, disse.
O prefeito Carlin Moura também parabenizou Dom José Maria pelo título, e falou sobre sua história e proximidade com Dom Helder Câmara e com o Papa Francisco. Além disso, reforçou a importância da participação de Dom José Maria no Concílio Vaticano II e lembrou, ainda, que ele foi o primeiro Bispo Negro do Brasil, nomeado em 1957.
“Estamos muito honrados que seja mais um filho de Contagem, cidade de operários, trabalhadores, do povo negro, do povo indígena, cigano, europeu, da miscigenação. A cidade de todos os povos, que valoriza o trabalho, a igualdade e o progresso humano. Agradecemos por ser um conterrâneo. Parabéns, em nome do povo de Contagem”, finalizou Carlin.
O novo cidadão honorário contagense também se pronunciou, agradecendo pelo título e falando mais a respeito da sua vida e trabalho na Paraíba, onde chegou em 1966, sua relação com a ditadura militar, sua ligação com o diaconato, os desafios da igreja católica que, mais que nunca, precisa se aproximar do povo, entre outros assuntos.
Falando sobre Contagem, Dom José Maria disse se sentir honrado e envaidecido por se tornar cidadão de uma cidade onde as pessoas são marcadas pelo trabalho e dedicação. “Trata-se de um município que surgiu pequeno e que vem se desenvolvendo e criando condições para que todos os filhos possam trabalhar e viver. Contagem é exemplo e testemunho de dignidade e esforço para todo o Brasil”.
Ao final a cerimônia, o Grupo Oficina da Capoeira de Contagem, orientado pelo professor Beto, fez uma apresentação em homenagem à Dom José Maria, também conhecido como Dom Zumbi pela defesa dos povos africanos. O presidente da Câmara de Contagem, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB), encerrou a solenidade saudando o novo cidadão contagense.
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...
A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...