ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

CAMPANHA “EU NÃO MEREÇO SER ESTUPRADA” É DESTAQUE NA REUNIÃO DA CÂMARA

4 de abril, por Leandro Perché

Tema na ordem do dia das discussões na imprensa, nas ruas e nas redes sociais, a violência contra a mulher foi assunto da reunião plenária da última terça-feira (01).

Solidária à campanha “Não mereço ser estuprada”, a vereadora Isabella Filaretti (PTB) levantou a questão, mostrando-se perplexa com os resultados de uma pesquisa realizada em 2013 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada com quase 4 mil pessoas. O levantamento indicou que 65% dos entrevistados acreditam que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas, e 58,5% concordam que, se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros.

A vereadora revelou alguns dados sobre a violência contra a mulher e demonstrou sua indignação. “Mais de 527 mil pessoas são estupradas por ano no Brasil. 89% desse total são mulheres, e elas não são as culpadas por isso. E apenas 10% chegam à polícia. Estupro é crime e não é causado pela vítima em nenhuma hipótese. É impressionante como o mundo continua machista; um absurdo”.

“A roupa é autoestima e cultura, e o tipo de roupa não pode ser desculpa para a prática desse crime, dessa violação dos direitos humanos. A população tem que mudar esse conceito apresentado pela pesquisa. Eu não mereço ser estuprada, assim como nenhuma mulher merece”, completou Filaretti.

Em aparte, o líder de governo na Câmara, vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), parabenizou a parlamentar por ter levado o assunto ao Legislativo e também externou seu espanto com o indicado pelo estudo. “Essa pesquisa é assustadora, porque, com muito trabalho e dedicação, a mulher passou a ocupar todos os espaços da sociedade, e temos, inclusive, uma mulher na Presidência da República. Então, essa pesquisa acaba indicando que a nossa sociedade está doente e precisa mudar seu pensamento. Cabe a nós debatermos o tema e investirmos na educação, para que tenhamos gerações mais conscientes”, concluiu.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem