ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

CAMPANHA “EU NÃO MEREÇO SER ESTUPRADA” É DESTAQUE NA REUNIÃO DA CÂMARA

4 de abril de 2014, por Leandro Perché

Tema na ordem do dia das discussões na imprensa, nas ruas e nas redes sociais, a violência contra a mulher foi assunto da reunião plenária da última terça-feira (01).

Solidária à campanha “Não mereço ser estuprada”, a vereadora Isabella Filaretti (PTB) levantou a questão, mostrando-se perplexa com os resultados de uma pesquisa realizada em 2013 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada com quase 4 mil pessoas. O levantamento indicou que 65% dos entrevistados acreditam que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas, e 58,5% concordam que, se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros.

A vereadora revelou alguns dados sobre a violência contra a mulher e demonstrou sua indignação. “Mais de 527 mil pessoas são estupradas por ano no Brasil. 89% desse total são mulheres, e elas não são as culpadas por isso. E apenas 10% chegam à polícia. Estupro é crime e não é causado pela vítima em nenhuma hipótese. É impressionante como o mundo continua machista; um absurdo”.

“A roupa é autoestima e cultura, e o tipo de roupa não pode ser desculpa para a prática desse crime, dessa violação dos direitos humanos. A população tem que mudar esse conceito apresentado pela pesquisa. Eu não mereço ser estuprada, assim como nenhuma mulher merece”, completou Filaretti.

Em aparte, o líder de governo na Câmara, vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), parabenizou a parlamentar por ter levado o assunto ao Legislativo e também externou seu espanto com o indicado pelo estudo. “Essa pesquisa é assustadora, porque, com muito trabalho e dedicação, a mulher passou a ocupar todos os espaços da sociedade, e temos, inclusive, uma mulher na Presidência da República. Então, essa pesquisa acaba indicando que a nossa sociedade está doente e precisa mudar seu pensamento. Cabe a nós debatermos o tema e investirmos na educação, para que tenhamos gerações mais conscientes”, concluiu.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem