ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

CAMPANHA “EU NÃO MEREÇO SER ESTUPRADA” É DESTAQUE NA REUNIÃO DA CÂMARA

4 de abril de 2014, por Leandro Perché

Tema na ordem do dia das discussões na imprensa, nas ruas e nas redes sociais, a violência contra a mulher foi assunto da reunião plenária da última terça-feira (01).

Solidária à campanha “Não mereço ser estuprada”, a vereadora Isabella Filaretti (PTB) levantou a questão, mostrando-se perplexa com os resultados de uma pesquisa realizada em 2013 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada com quase 4 mil pessoas. O levantamento indicou que 65% dos entrevistados acreditam que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas, e 58,5% concordam que, se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros.

A vereadora revelou alguns dados sobre a violência contra a mulher e demonstrou sua indignação. “Mais de 527 mil pessoas são estupradas por ano no Brasil. 89% desse total são mulheres, e elas não são as culpadas por isso. E apenas 10% chegam à polícia. Estupro é crime e não é causado pela vítima em nenhuma hipótese. É impressionante como o mundo continua machista; um absurdo”.

“A roupa é autoestima e cultura, e o tipo de roupa não pode ser desculpa para a prática desse crime, dessa violação dos direitos humanos. A população tem que mudar esse conceito apresentado pela pesquisa. Eu não mereço ser estuprada, assim como nenhuma mulher merece”, completou Filaretti.

Em aparte, o líder de governo na Câmara, vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), parabenizou a parlamentar por ter levado o assunto ao Legislativo e também externou seu espanto com o indicado pelo estudo. “Essa pesquisa é assustadora, porque, com muito trabalho e dedicação, a mulher passou a ocupar todos os espaços da sociedade, e temos, inclusive, uma mulher na Presidência da República. Então, essa pesquisa acaba indicando que a nossa sociedade está doente e precisa mudar seu pensamento. Cabe a nós debatermos o tema e investirmos na educação, para que tenhamos gerações mais conscientes”, concluiu.

Veja mais notícias

Contagem ganha mais 21 filhos ilustres em solenidade na Câmara

Em noite memorável nesta quinta-feira (13/11), 21 personalidades foram agraciadas, em solenidade na Câmara Municipal, com o Título de Cidadania Hon...

13 de novembro, por Leandro Perché

Projeto de lei busca garantir espaço para pessoas idosas na produçã...

Foi aprovado, em segundo turno e redação final, na reunião plenária da última terça-feira (11/11), o Projeto de Lei nº 321/2025, de autoria do vere...

13 de novembro, por Lorena Carazza

Empreendedorismo social ganha data comemorativa em Contagem

É crescente, especialmente no século XXI, o movimento de conscientização global acerca da necessidade de cuidar das questões ambientais e sociais p...

12 de novembro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem