ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova PL que garante início de pagamento de acordo com a Previcon

6 de setembro de 2016, por Lorena Carazza

A Câmara de Contagem aprovou nesta terça-feira (06), em segundo turno e redação final, um projeto de lei (PL 018/2016) que prevê uma abertura de crédito adicional especial no orçamento fiscal de 2016.

Trata-se de um aporte financeiro da ordem de 6,6 milhões de reais, a ser destinado pelo Executivo ao Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Contagem (Previcon).

Este remanejamento do orçamento se fez necessário para que o Executivo pudesse cumprir com o pagamento das primeiras seis parcelas do acordo firmado entre a Prefeitura e a Previdência – parcelas de julho a dezembro/2016 –, com o intuito de sanar o déficit fiscal da entidade, que chega a quase 463 milhões de reais.

O acordo foi firmado por meio da Lei Complementar 206/2016, originária do polêmico PLC 005/2016, votado e aprovado em junho deste ano sob protestos dos servidores municipais e com oposição de parte dos vereadores da Casa, por tratar de diversos pontos importantes da previdência.

Tramitação

No dia 23 de agosto, penúltima reunião ordinária da Câmara, o PL havia recebido pedido de vista, assinado por um terço dos vereadores, em sua votação em primeiro turno. O pedido de vista foi acatado em plenário após o vereador William Barreiro (PSB) explicar que a transferência interna dos recursos não havia sido bem explicada aos parlamentares.

Além disso, o vereador Obelino Marques (PT), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, disse que, apesar do PL ter parecer da Procuradoria-Geral da Casa, a comissão não teria tido tempo hábil para a análise do projeto, e que se necessário seria feita uma reunião extra da comissão para a análise da matéria.

“No entanto, eu só quero entender de onde está saindo o recurso que será aportado, porque não é justo se estiver saindo, por exemplo, da área de cultura, que já não tem orçamento. Eu só quero entender. Não é ser a favor ou contra o projeto, somente uma ponderação”, completou Obelino.

A discussão acabou quando o vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), líder do Governo na Câmara, convidou os vereadores para uma reunião no mesmo dia com representantes do Governo a fim de prestar os esclarecimentos necessários para a votação do projeto.

 

 

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem