A Justiça Eleitoral realizou, nesta segunda-feira (19), em solenidade na Câmara Municipal de Contagem, a diplomação dos vereadores eleitos para o quadriênio 2017/2020, dos suplentes, do prefeito eleito, Alex de Freitas, e do vice-prefeito, William Barreiro. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.
O juiz diretor do Foro Eleitoral de Contagem, Haroldo Dutra Dias, abriu a solenidade falando sobre o sucesso do processo eleitoral. “Essa cerimônia representa a vitória da democracia brasileira. As eleições transcorreram sob os cuidados e a vigilância da Justiça Eleitoral, com um respeito aos postulados da constituição e da legislação eleitoral, e um clima natural das disputas eleitorais. Mas, ao final, a democracia saiu vitoriosa com a eleição do prefeito, do vice, dos vereadores e suplentes”.
Centenas de pessoas, incluindo autoridades do município e deputados estaduais e federais, assistiram e aplaudiram a diplomação dos novos ocupantes dos poderes Executivo e Legislativo. Após o protocolo, Alex de Freitas falou em nome de todos os diplomados, ressaltando as dificuldades do processo eleitoral e reafirmando algumas promessas de campanha e o respeito que espera na relação com o Legislativo.
“É com muita alegria e responsabilidade que chegamos até aqui, com propostas possíveis e factíveis de serem implantadas em nossa cidade. A partir de janeiro, vamos cuidar de uma família com quase 700 mil pessoas, gente trabalhadora que confiou nas nossas propostas, nos elegendo com mais de 70% dos votos no segundo turno”, destacou o prefeito eleito.
Alex de Freitas reiterou a promessa em abrir licitação para o transporte público coletivo, destacou a importância de se priorizar a escola em tempo integral e falou sobre investir na melhoria da saúde do Município. Sobre sua equipe de governo, destacou que o compromisso é com a população e com as metas do plano de governo, e que não será tolerado corrupção ou trabalho mal feito. Por fim, pediu apoio do Governo Federal e Estadual, da bancada de deputados e da Câmara Municipal.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB), falaria em nome dos vereadores, mas, devido a um problema de saúde, passou a palavra para o deputado federal Newton Cardoso Júnior. Em seu discurso, o parlamentar parabenizou todos os diplomados e ressaltou que, num momento de crise, “a vontade do povo foi magnânima, elegendo os melhores representantes”. E colocou seu gabinete à disposição dos representantes do município.
Encerrando a solenidade, o juiz Haroldo Dias destacou o sentimento de dever cumprido da Justiça Eleitoral e a harmonia entre os poderes que impera no Município. “O trabalho da Justiça se concretiza neste ato de entrega do diploma àqueles que a vontade popular conferiu um mandato, que representa uma missão. A par da crise institucional que vivemos no Brasil, em Contagem temos o orgulho de o Judiciário, o Executivo e o Legislativo caminharem de mãos dadas, com autonomia e com respeito”.
Diplomados
Vereadores:
Suplentes:
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...