O grande expediente da última reunião ordinária da Câmara Municipal de Contagem, realizada nesta terça-feira (07/03), suscitou entre os vereadores a discussão sobre os radares do município. O assunto foi iniciado pelo vereador Alex Chiodi (SD) que, usando a tribuna, propôs que o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem (Transcon), Gustavo Gomes Peixoto, fosse convidado para esclarecer aos parlamentares a situação desses equipamentos, principalmente sobre quando estarão, de fato, em funcionamento.
Os moradores de Contagem têm, segundo alguns vereadores, questionado a retirada e a recolocação dos equipamentos de aferição de velocidade pela cidade. Há alguns dias, os antigos radares foram sendo substituídos por outros, colocados exatamente nos mesmos lugares.
Para Alex Chiodi, os radares, desde que devidamente sinalizados e visíveis para os motoristas, são ferramentas de grande importância para a segurança dos pedestres. Justificando seu argumento, destacou a eficácia do radar localizado na Via Expressa na altura dos bairro Beija-Flor, que comprovadamente diminuiu o número de atropelamentos na região.
“Lá, onde tentamos anteriormente a instalação de uma passarela, o radar foi a solução. Sem os radares, os motoristas não respeitavam o sinal vermelho. É fundamental a manutenção dos radares em alguns locais”, justificou Chiodi, que esteve pessoalmente na Transcon logo que os antigos radares começaram a ser retirados.
Punição x Conscientização
Durante a discussão, o vereador Leo Motta (PSDC) citou um requerimento feito ao Executivo de sua autoria, para que fossem espalhadas pela cidade, principalmente em portas de escolas, as passagens elevadas de pedestres, ou as chamadas “lombofaixas”. Para o parlamentar, essas medidas são tão eficazes quanto os radares.
O vereador confirmou, além disso, que a população, pessoalmente e também pelas redes sociais, tem cobrado dos vereadores explicações sobre os radares e, por isso, a visita do presidente da Transcon seria essencial para munir os parlamentares de argumentos técnicos sobre o assunto.
Em aparte, o vereador Zé Antônio do Hosp. Santa Helena (PT) deu destaque à eficiência das medidas educacionais de trânsito em detrimento das medidas punitivas. Segundo o parlamentar, punir os motoristas não seria o caminho para a melhor conduta deles, mas sim uma forma de arrecadar recursos.
“Nossa cidade já tem a cobrança do IPTU agora, e mais cobranças não é o caminho. Temos é que preparar nossas crianças, jovens e condutores para entenderem, por exemplo, que no trânsito o pedestre tem prioridade”, finalizou o petista.
Esclarecimentos da Transcon
Enquanto a reunião seguia, juntamente com o debate sobre os radares, o líder do Governo na Câmara, vereador Ivayr Soalheiro (PDT) anunciou que, na próxima semana, o presidente da autarquia estará disponível para prestar os devidos esclarecimentos aos vereadores, inclusive sobre quando os radares voltarão a funcionar, uma vez que, apesar de instalados, os equipamentos estão desligados.
O vereador disse ainda que não acreditam que os radares em Contagem tenham o objetivo de arrecadar e que é uma grande responsabilidade, tanto para poder público quanto para os vereadores, pedir a retirada de uma ferramenta de segurança e de proteção no trânsito, que é o caso dos radares. Da mesma forma, lembrou que faixas de pedestres e quebra-molas não podem substituir os radares.
“Não seria o caso ter quebra-molas na Via Expressa, por exemplo, mas quem pode fazer essa avaliação são os técnicos (…). O ideal é ver estas questões com o presidente [da Transcon] e ele já se colocou à disposição”. Por fim, Ivayr lembrou que aqueles que são eventualmente multados pelos radares são os que transitam acima da velocidade permitida na via e, consequentemente, infringem uma lei.
Alex de Freitas fala sobre os radares em rede social
O prefeito Alex de Freitas, em transmissão ao vivo pelo Facebook feita na noite desta segunda-feira (06/03), respondeu a perguntas dos internautas sobre os radares. Segundo ele, o contrato com a empresa terceirizada que era responsável pela operação dos radares estava vencido e, por isso, outra empresa foi contratada para prestar o serviço no município.
Por esta razão, a empresa anterior precisou fazer a retirada de seus equipamentos para que a nova contratada pudesse implantar suas máquinas. A maioria dos radares continuará nos mesmos locais. Em outros pontos, eles serão retirados, diminuindo, assim a quantidade desses equipamentos de aferição de velocidade no município. O prefeito esclareceu ainda que a previsão para que eles voltem a funcionar é no final deste mês.
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...
A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...