ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão Externa de Cultura da Câmara vai cobrar preservação de patrimônio histórico-cultural de Contagem

15 de março de 2017, por Lorena Carazza

Uma indicação apresentada pelo vereador Alex Chiodi (SD) e discutida durante a reunião plenária desta terça-feira (14/03) trouxe à tona, mais uma vez, a questão da preservação do patrimônio histórico-cultural de Contagem.

O tema, que já foi alvo de debates no Legislativo ao longo dos últimos anos, deve ser aprofundado novamente pela Comissão Externa de Cultura da Câmara, de acordo com o presidente Daniel Carvalho (PV). Por isso, durante a última reunião ordinária, Daniel sugeriu que os membros da comissão se debruçassem sobre o tema de forma mais efetiva, “ou a cidade retrocederá culturalmente mais 4 anos”.

Casa de Cacos

Alex Chiodi, que é o presidente da Comissão, lembrou que além do abandono da Casa de Cacos e da estação ferroviária, ambas localizadas no bairro Bernardo Monteiro, um equipamento cultural de grande importância para os munícipes se encontra interditado há mais de quatro anos: o Cine Teatro Municipal Tony Vieira, localizado na Sede do Município.

Com capacidade para 450 espectadores, o Cine Teatro foi fechado por cautela, por estar com problemas estruturais, e interditado pela defesa civil em 2013. Ele teve o termo de referência para licitação elaborado pelo Instituto de Planejamento Urbano do Município de Contagem, o que gerou a assinatura de uma ordem de serviço para a elaboração do projeto executivo de sua restauração.

“Na época da assinatura da ordem de serviço, nos reunimos com a Renata Lima, [ex-presidente da Fundação Cultural do Município de Contagem – FUNDAC], tomamos ciência deste projeto, mas não passou disso”, lembrou Daniel Carvalho, incentivando a busca por um parecer sobre o andamento desta questão.

Cine Teatro Tony Vieira, interditado em 2013

Citando o artigo 30 da Constituição Federal que, dentre outras atribuições, imputa aos municípios a promoção da proteção do patrimônio histórico-cultural local, Chiodi observou, ainda, que a cidade está perdendo inúmeras oportunidades de receber eventos culturais e de fomentar a economia local. Assim, falou sobre importantes atrações culturais sediadas pelo Cine Teatro enquanto estava em funcionamento.

Capitão Fontes (PMDB), em aparte, relacionou a falta de investimento na preservação do patrimônio cultural e histórico da cidade com a escassez de recursos da Fundac. Nos últimos 15 anos, o maior montante de recursos destinado à Cultura não alcançou 0.4 % do Orçamento Anual do Município.

No entanto, lembrou que entre 2013 e 2014, algumas contrapartidas de empresas de grande porte, principalmente do ramo da construção civil, foram prometidas para a área cultural. “Acredito que nenhuma delas foi cumprida, precisamos resgatar e esclarecer isso”, alertou Fontes.

Chiodi se recordou da discussão sobre as contrapartidas e concordou que é necessário buscar esclarecimentos sobre elas. Por fim, encerrou o debate solicitando aos demais colegas parlamentares a atenção e os esforços voltados para a questão, a fim de que o novo Governo se empenhe em cuidar da Cultura e dos equipamentos culturais de Contagem. “Nunca vou me furtar, quando a discussão for a Cultura”, encerrou Daniel Carvalho.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem