ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores de Contagem recebem presidente da Transcon para esclarecimentos

22 de março, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem recebeu, nesta terça-feira (21), a visita do presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Gustavo Gomes Peixoto. Acompanhado de sua equipe, Gustavo compareceu à presidência da Casa atendendo a uma solicitação dos vereadores, para esclarecimentos principalmente relacionados à re-instalação dos radares no município.

O gestor iniciou a reunião amenizando a questão, que foi tão debatida nas últimas semanas devido à retirada e recolocação dos equipamentos de aferição de velocidade pela cidade. E contou o histórico de licitações, contratações e denúncias em relação à prestação de serviço dos radares de controle de velocidade.

Gustavo Peixoto explicou que o último contrato com a empresa GCT, que cuidava dos radares há anos, terminou no final de janeiro, e uma nova empresa, Cinzel Engenharia, vencedora da concorrência, foi contratada de forma emergencial por 180 dias, para prestação de serviços até que se conclua um processo no Tribunal de Contas do Estado. Após esse período, a expectativa é pela abertura de uma licitação.

“Além dos valores apresentados pela empresa vencedora, é importante destacar a necessidade técnica para a troca, pois os equipamentos estavam obsoletos, desde 2007 sem atualizações. Havia necessidade de reparos constantes, com perdas significativas no processamento de dados, transtornos nas vias e elevado custo de manutenção, perda das imagens de até 60%, gerando descrédito e ineficiência do sistema de fiscalização”, pontuou o presidente da Transcon.

Novos equipamentos

De acordo com os representantes da autarquia, os novos radares foram instalados nos mesmos locais onde estavam os antigos, no entanto, em alguns pontos, não haverá re-instalação, reduzindo de aproximadamente 30, para 25 radares em toda a cidade. A previsão é que todos estejam em funcionamento até o final deste mês, após certificação pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Gustavo desmistificou os boatos de que os radares estariam aptos a fazer a aferição da velocidade em uma distância de até 100 metros e de que autuariam pelo não uso do cinto de segurança e pelo uso de telefones móveis na direção. “Ao contrário do que foi divulgado, os equipamentos não autuam em 100 metros antes ou depois. O que ocorre é uma mudança de tecnologia, que passa a registrar por feixe de ondas, detecção mais eficaz que pode ocorrer em até 35 metros”, destacou, acrescentando que “a falta de cinto e o uso celulares são autuados apenas pelo agente de trânsito”.

E, segundo os representantes da Transcon, a utilização de radares móveis de controle de velocidade foi completamente descartada pela atual administração de Contagem.

Outras demandas

Os vereadores aproveitaram a presença da equipe da Transcon para apresentar algumas reivindicações da população relacionadas ao trânsito, muitas vezes, já até oficializadas em forma de requerimentos e indicações.

A principal delas trata-se da instalação de “lombofaixas” – passagens elevadas de pedestres – principalmente em frente a todas as escolas de Contagem. Os vereadores Leo Motta (PSDC) e Daniel Carvalho (PV) ressaltaram que é um pedido recorrente da comunidade escolar e que já protocolaram requerimentos relacionados ao tema. Por sua vez, o vereador Rogério Marreco (PCdoB) aproveitou para entregar ao presidente da Transcon um abaixo-assinado exatamente com essa reivindicação.

Gustavo Peixoto esclareceu que a equipe da Transcon está realizando diversos estudos sobre algumas questões levantadas pelos parlamentares, incluindo: o desligamento de alguns radares de avanço de sinal, bem como de alguns com limite de velocidade de 30 km/h, em períodos da madrugada; a substituição do sistema de estacionamento rotativo do município; entre outras intervenções no trânsito de algumas vias específicas citadas pelos vereadores durante a reunião.

Outras questões, como o recapeamento da Via Expressa e a recolocação de alguns abrigos de ônibus retirados pela gestão anterior, estariam em processo e ainda sem previsão de total resolução.

Por fim, os vereadores agradeceram a presença da Transcon, considerando a reunião muito produtiva, e reiteraram o desejo de ter um constante diálogo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes. Além disso, colocaram a Casa Legislativa à disposição para trabalhar juntos pela melhoria da mobilidade urbana em Contagem.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem