ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem investe na sua Ouvidoria e estimula a cidadania

24 de março de 2017, por Lorena Carazza

Ampliar a participação popular, a transparência e a comunicação com a população. Estes são os objetivos da nova legislatura da Câmara Municipal de Contagem, que defende um Legislativo de cara nova, mais próximo e mais disponível ao cidadão.

Para isso, a Câmara estruturou sua Ouvidoria, que tem como atribuição receber, examinar e dar o encaminhamento às manifestações do cidadão sobre os mais diversos assuntos: desde os relativos ao dia a dia e à prestação dos serviços públicos municipais, até os que envolvem a relação da população diretamente com a Câmara Municipal e os vereadores.

“Trata-se de um espaço de cidadania, em que o cidadão tem voz e tem vez”, explica Gabriela Diniz, ouvidora da Câmara. Ainda de acordo com ela, é por meio dessas manifestações que a Câmara poderá fazer um controle social e, sobretudo, aperfeiçoar as atividades legislativas.

Canais de comunicação da Ouvidoria

Sendo mais uma ferramenta que amplia a transparência do Legislativo, ao lado do Portal da Transparência e dos meios de comunicação oficiais da Câmara, como o site e a página oficial no Facebook, são disponibilizados quatro canais de acesso à Ouvidoria:

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, Cep: 32017-170
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem
Segundo Gabriela Diniz, a Ouvidoria Cidadã vai estreitar ainda mais a relação entre a Câmara e a população contagense.

Gabriela Diniz alerta que, ao enviar uma manifestação para a Ouvidoria, seja ela sugestão, crítica, reclamação, dúvida ou elogio, é importante usar uma linguagem simples e objetiva, deixando bem claro o que se deseja obter ou a mensagem que quer passar, além de especificar por qual meio prefere receber a resposta: via telefone ou email.

Ao registrar alguma demanda à Ouvidoria, é imprescindível, também, deixar algum contato para que a Câmara possa retornar ao requerente, tanto para dar a resposta à sua dúvida, para esclarecimentos e até mesmo para informar qual foi o tratamento e destinação dados à manifestação do cidadão. “E o prazo para o retorno da Ouvidoria é de dez dias úteis”, explica Gabriela.

Ajudando a encontrar as soluções dos problemas

De acordo com Gabriela, é importante esclarecer que a Ouvidoria, tanto a da Câmara Municipal de Contagem, quanto a de qualquer outro órgão público, não tem como objetivo resolver o problema apresentado pelo reclamante, mas sim escutar a demanda e repassá-la para o setor/órgão competente.

Desta forma, a Ouvidoria deve ser um canal de encaminhamento de perguntas, reclamações e suas respectivas respostas, auxiliando a população na busca mais eficiente da solução dos problemas ou dúvidas.

Recorrer à Ouvidoria pode ser eficaz também quando já houver tentativas frustradas de contato com o órgão responsável pela demanda. Assim, a Ouvidoria passa a ser um interventor, buscando a resposta ou orientação do órgão competente para repassar para o cidadão.

Para Gabriela, trata-se de mais um instrumento de promoção da transformação da realidade social e das políticas públicas. “A manifestação do cidadão é ingrediente básico para o aperfeiçoamento das ações do Governo. Nosso objetivo é ajudar a transformar insatisfação em ação”, analisa.

Ouvidoria Cidadã

Além de todos os canais disponibilizados pela Câmara para acesso à sua Ouvidoria, o Legislativo Municipal vai além: a partir do mês de abril, a equipe da Ouvidoria da Câmara montará uma estrutura em cada uma das oito regionais da cidade – uma por mês – a fim de escutar das pessoas os principais problemas, elogios, críticas e sugestões inerentes aos serviços públicos e à Câmara.

Trata-se do projeto “Ouvidoria Cidadã”, que vai levar às ruas e praças do município o trabalho da Ouvidoria. O lançamento do projeto será no dia 29/04, na regional Sede, onde a população da região poderá, na ocasião, registrar, obter informações e orientações sobre suas dúvidas e reclamações.

Até o mês de dezembro, o “Ouvidoria Cidadã” pretende ter passado por toda a cidade, recolhendo as demandas e dando a elas o encaminhamento adequado. “Além de estreitar os laços com o cidadão e levar até ele o poder Legislativo, este projeto pretende estimular a participação e a conscientização do cidadão”, conclui Gabriela.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem