ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Lei Complementar pretende ampliar “Minha Casa Minha Vida” em Contagem

20 de junho de 2017, por Leandro Perché

Um projeto de lei complementar do Executivo (PLC 005/2017) aprovado nesta terça-feira (20) na Câmara Municipal de Contagem altera a legislação que trata do programa “Minha Casa Minha Vida” no município, ampliando os critérios de preferência para a seleção das famílias beneficiadas. O programa é uma iniciativa do Governo Federal que oferece condições atrativas para o financiamento de moradias nas áreas urbanas para famílias de baixa renda.

De acordo com a administração municipal, a matéria trata de uma adequação à legislação federal, visando a assegurar a continuidade dos atuais e a aprovação de novos projetos do programa “Minha Casa Minha Vida” em Contagem, para beneficiar um número cada vez maior de munícipes. “Ademais, a proposta amplia o rol de pessoas que serão priorizadas, assegurando, aos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social, a preferência para a seleção neste importante programa”, diz o texto que acompanha o projeto, assinado pelo vice-prefeito William Barreiro.

O projeto reafirma uma alteração realizada por um decreto do prefeito Alex de Freitas, na faixa de renda mensal bruta das famílias que podem ser beneficiadas. Até o início deste ano, o programa atenderia famílias com renda de até R$ 1.600 mensais de acordo com a Lei Complementar n.º 065/2009; passando, após decreto de março deste ano, a beneficiar aquelas que receberiam até R$ 2.600 mensais.

Outras alterações estão relacionadas aos critérios de prioridade na concessão do benefício. A preferência será dada, primeiramente, para famílias residentes no município há, no mínimo, três anos; seguida de famílias das quais façam parte pessoa com doença crônica incapacitante para o trabalho. E o terceiro critério é famílias em atendimento de “aluguel social”, comprovado pelo ente público.

A matéria revoga, ainda, um parágrafo que trata do critério de desempate, que seria para a família cujo responsável tiver sob sua guarda pessoa com idade igual ou superior a 60 anos e/ou a maior quantidade de filhos menores de 14 anos. E não estabelece nenhum outro critério em caso de empate, para concessão do benefício.

Aprovado em dois turnos e redação final, o PLC segue agora para a Prefeitura de Contagem, e a Lei Complementar passa a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem