ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem recebe estrutura do TRE e disponibiliza o serviço de recadastramento eleitoral biométrico

7 de julho de 2017, por Lorena Carazza

Começa na próxima terça-feira (11/07), no Hall da Câmara de Contagem, o recadastramento eleitoral biométrico obrigatório. A ação será feita em parceria com o TRE. Todos os eleitores de Contagem, exceto os que já se recadastraram biometricamente quando a biometria foi implantada no município, em setembro do ano passado, deverão comparecer aos cartórios eleitorais para coleta das digitais e da foto, além de comprovarem o vínculo com a cidade.

Para se recadastrar, basta comparecer à Câmara Municipal de Contagem, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. O endereço da Câmara Municipal de Contagem é Praça São Gonçalo, º 18, Centro – Contagem.

E não se esqueça: quem não fizer o recadastramento biométrico até fevereiro de 2018 (inclusive aquele que não é obrigado a votar), terá o título cancelado.

Os documentos necessários para fazer o recadastramento biométrico são:

  • Documento oficial de identificação com foto OU Certidão de Nascimento OU Certidão de Casamento;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de quitação com o serviço militar (para homens maiores de 18 anos que forem fazer o título pela primeira vez);
  • Título de eleitor e CPF (se possuir).

O projeto de recadastramento biométrico em Minas começou em 2009 com o recadastramento de cerca de 200 mil eleitores, em quatro municípios. Nas Eleições 2016, houve votação com identificação biométrica em 249 municípios, alcançando 1.584.923 eleitores (10% do eleitorado) em todo o estado. Em 80 deles – as cidades que passaram pela chamada revisão biométrica obrigatória – a votação foi totalmente biométrica. Nos outros 169 municípios – onde a biometria não era obrigatória -, a votação foi híbrida, ou seja, o eleitor que não fez o recadastramento biométrico pôde votar da maneira tradicional.

Atualmente, 1,6 milhão de eleitores de 303 cidades já podem ser identificados pela biometria. Desses, 80 municípios tiveram 100% dos eleitores com as digitais cadastradas. Na Capital, o recadastramento biométrico do eleitorado começou em setembro de 2015, sem obrigatoriedade de comparecimento.

O objetivo da biometria é tornar a identificação do eleitor ainda mais segura, eliminando-se o risco de alguém votar por outro, mesmo que de modo involuntário.  O TSE estima que até o final desta década seja possível que todos os eleitores brasileiros possam votar pelo sistema de identificação biométrica.

Telefone para dúvidas: 148 – Disque-Eleitor

Fonte: http://www.tre-mg.jus.br/

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem