ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem recebe estrutura do TRE e disponibiliza o serviço de recadastramento eleitoral biométrico

7 de julho de 2017, por Lorena Carazza

Começa na próxima terça-feira (11/07), no Hall da Câmara de Contagem, o recadastramento eleitoral biométrico obrigatório. A ação será feita em parceria com o TRE. Todos os eleitores de Contagem, exceto os que já se recadastraram biometricamente quando a biometria foi implantada no município, em setembro do ano passado, deverão comparecer aos cartórios eleitorais para coleta das digitais e da foto, além de comprovarem o vínculo com a cidade.

Para se recadastrar, basta comparecer à Câmara Municipal de Contagem, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. O endereço da Câmara Municipal de Contagem é Praça São Gonçalo, º 18, Centro – Contagem.

E não se esqueça: quem não fizer o recadastramento biométrico até fevereiro de 2018 (inclusive aquele que não é obrigado a votar), terá o título cancelado.

Os documentos necessários para fazer o recadastramento biométrico são:

  • Documento oficial de identificação com foto OU Certidão de Nascimento OU Certidão de Casamento;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de quitação com o serviço militar (para homens maiores de 18 anos que forem fazer o título pela primeira vez);
  • Título de eleitor e CPF (se possuir).

O projeto de recadastramento biométrico em Minas começou em 2009 com o recadastramento de cerca de 200 mil eleitores, em quatro municípios. Nas Eleições 2016, houve votação com identificação biométrica em 249 municípios, alcançando 1.584.923 eleitores (10% do eleitorado) em todo o estado. Em 80 deles – as cidades que passaram pela chamada revisão biométrica obrigatória – a votação foi totalmente biométrica. Nos outros 169 municípios – onde a biometria não era obrigatória -, a votação foi híbrida, ou seja, o eleitor que não fez o recadastramento biométrico pôde votar da maneira tradicional.

Atualmente, 1,6 milhão de eleitores de 303 cidades já podem ser identificados pela biometria. Desses, 80 municípios tiveram 100% dos eleitores com as digitais cadastradas. Na Capital, o recadastramento biométrico do eleitorado começou em setembro de 2015, sem obrigatoriedade de comparecimento.

O objetivo da biometria é tornar a identificação do eleitor ainda mais segura, eliminando-se o risco de alguém votar por outro, mesmo que de modo involuntário.  O TSE estima que até o final desta década seja possível que todos os eleitores brasileiros possam votar pelo sistema de identificação biométrica.

Telefone para dúvidas: 148 – Disque-Eleitor

Fonte: http://www.tre-mg.jus.br/

Veja mais notícias

Projeto cria Dia do Escritor em Contagem

Uma cidade que valoriza a própria cultura reconhece os talentos que a constroem. Com essa perspectiva, a Câmara de Contagem aprovou, na terça-feira...

12 de dezembro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto delimita áreas de preservação ambiental urbana em Contagem

Matéria aprovada na Câmara reduz a faixa de APP em torno de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas. Com o objetivo de conciliar o ordenamento...

10 de dezembro, por Leandro Perché

Dezembro Verde: ações da Câmara contra o abandono e maus-tratos aos...

Embora não haja estatísticas oficiais, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandon...

9 de dezembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem