Após muitos anos de espera, o Centro Materno Infantil Juventina Paula de Jesus, em Contagem, está 100% completo. Obra iniciada na gestão da ex-prefeita Marília Campos (PT), o complexo hospitalar foi inaugurado em 2016, durante a administração Carlin Moura (PCdoB), sem condições de funcionamento de toda a sua estrutura – como foi constatado pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Contagem em abril deste ano.
Nesta segunda-feira (07), o pronto-atendimento infantil e todo o terceiro andar do Centro foram inaugurados, equipados com Centro de Terapia Intensiva (CTI) Neonatal, Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Neonatal Canguru e a pediatria do Complexo Hospitalar. Com investimentos de R$ 3 milhões, a atual gestão completa o complexo, que tem sido classificado como a melhor maternidade pública de Minas Gerais, oferecendo mais de 170 leitos para os cuidados integrais materno-infantis.
Em solenidade marcada pela emoção, os representantes do Legislativo de Contagem – presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV); e presidente da Comissão de Saúde, vereador Dr. Wellington Ortopedista (PDT) – exaltaram o esforço da atual gestão municipal para melhorar o atendimento em saúde da população.
“Estive aqui na inauguração dos dez leitos de CTI, em março, e tenho certeza que eles já salvaram muitas vidas”, disse Daniel Carvalho. “O maior indicativo da gestão de uma cidade é a saúde – se a saúde vai bem, o governo vai bem. Por isso, parabenizo os gestores e servidores que fizeram deste sonho uma realidade, entregando 100% deste equipamento. Nosso prefeito teve a coragem para fazer diferente, e peço que continuemos com essa coragem para fazer uma cidade cada dia melhor”, completou.
Dr. Wellington externou seu orgulho e felicidade em participar da inauguração. “Em um momento de crise, quando vários municípios estão fechando leitos e reduzindo funcionários, Contagem vai na contramão, com nosso prefeito e secretário inaugurando uma maternidade desse porte, que não há na Região Metropolitana. Ela foi inaugurada de forma precoce, sem condições de funcionar, e hoje sim ela funciona com toda a estrutura para os profissionais e condições de dignidade para pacientes”.
Na solenidade, o prefeito Alex de Freitas, o vice William Barreiro, e o secretário municipal de Saúde, Bruno Diniz, fizeram discursos emocionados, reafirmando o seu compromisso em tratar a Saúde como prioridade. Eles receberam os cumprimentos de deputados estaduais e federais, da promotora de Justiça Giovanna Carone Nucci Ferreira, e do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Francisco de Assis Figueiredo.Também prestigiaram o evento os vereadores Alex Chiodi (SD), Bruno Barreiro (PV), Caxicó (PPS), Daniel do Irineu (PP), Glória da Aposentadoria (PRB), Ivayr Soalheiro (PDT) e João Bosco New Texas (PMN).
Atendimento
A maternidade passa a contar com nove leitos de pronto-atendimento pediátrico, 34 de pediatria, dez de UTI pediátrica, 20 de UTI Neonatal, 20 de UCI Neonatal, dez de UCI Canguru e seis salas de pré-parto, parto e puerpério (PPP). Além disso, serão 62 leitos de alojamento conjunto. Com a abertura do pronto atendimento pediátrico, que funcionava anteriormente no Hospital Municipal, crianças de até 13 anos serão recebidas no setor de urgência e emergência com estrutura e ambiente adequados.
[caption id="attachment_27071" align="alignleft" width="320"] Apresentação disponibilizada pela equipe da Seinfra e ARMBH.[/caption] Foi realizada...
Museu Nair Mendes Moreira (foto: divulgação PMC). Este ano, o município de Contagem completa 114 anos de emancipação política. Para preservar essa...
A Síndrome de Moebius é um distúrbio neurológico que causa paralisia facial, podendo se manifestar por diversos sintomas, como dificuldade de mover...