ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores enaltecem funcionamento pleno da Maternidade de Contagem

8 de agosto de 2017, por Leandro Perché

Após muitos anos de espera, o Centro Materno Infantil Juventina Paula de Jesus, em Contagem, está 100% completo. Obra iniciada na gestão da ex-prefeita Marília Campos (PT), o complexo hospitalar foi inaugurado em 2016, durante a administração Carlin Moura (PCdoB), sem condições de funcionamento de toda a sua estrutura – como foi constatado pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Contagem em abril deste ano.

Nesta segunda-feira (07), o pronto-atendimento infantil e todo o terceiro andar do Centro foram inaugurados, equipados com Centro de Terapia Intensiva (CTI) Neonatal, Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Neonatal Canguru e a pediatria do Complexo Hospitalar. Com investimentos de R$ 3 milhões, a atual gestão completa o complexo, que tem sido classificado como a melhor maternidade pública de Minas Gerais, oferecendo mais de 170 leitos para os cuidados integrais materno-infantis.

Em solenidade marcada pela emoção, os representantes do Legislativo de Contagem – presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV); e presidente da Comissão de Saúde, vereador Dr. Wellington Ortopedista (PDT) – exaltaram o esforço da atual gestão municipal para melhorar o atendimento em saúde da população.

“Estive aqui na inauguração dos dez leitos de CTI, em março, e tenho certeza que eles já salvaram muitas vidas”, disse Daniel Carvalho. “O maior indicativo da gestão de uma cidade é a saúde – se a saúde vai bem, o governo vai bem. Por isso, parabenizo os gestores e servidores que fizeram deste sonho uma realidade, entregando 100% deste equipamento. Nosso prefeito teve a coragem para fazer diferente, e peço que continuemos com essa coragem para fazer uma cidade cada dia melhor”, completou.

Dr. Wellington externou seu orgulho e felicidade em participar da inauguração. “Em um momento de crise, quando vários municípios estão fechando leitos e reduzindo funcionários, Contagem vai na contramão, com nosso prefeito e secretário inaugurando uma maternidade desse porte, que não há na Região Metropolitana. Ela foi inaugurada de forma precoce, sem condições de funcionar, e hoje sim ela funciona com toda a estrutura para os profissionais e condições de dignidade para pacientes”.

Na solenidade, o prefeito Alex de Freitas, o vice William Barreiro, e o secretário municipal de Saúde, Bruno Diniz, fizeram discursos emocionados, reafirmando o seu compromisso em tratar a Saúde como prioridade. Eles receberam os cumprimentos de deputados estaduais e federais, da promotora de Justiça Giovanna Carone Nucci Ferreira, e do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Francisco de Assis Figueiredo.Também prestigiaram o evento os vereadores Alex Chiodi (SD), Bruno Barreiro (PV), Caxicó (PPS), Daniel do Irineu (PP), Glória da Aposentadoria (PRB), Ivayr Soalheiro (PDT) e João Bosco New Texas (PMN).

Atendimento

A maternidade passa a contar com nove leitos de pronto-atendimento pediátrico, 34 de pediatria, dez de UTI pediátrica, 20 de UTI Neonatal, 20 de UCI Neonatal, dez de UCI Canguru e seis salas de pré-parto, parto e puerpério (PPP). Além disso, serão 62 leitos de alojamento conjunto. Com a abertura do pronto atendimento pediátrico, que funcionava anteriormente no Hospital Municipal, crianças de até 13 anos serão recebidas no setor de urgência e emergência com estrutura e ambiente adequados.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem