ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Plenário da Câmara remete à Assembleia Geral das Nações Unidas

15 de agosto de 2017, por Lorena Carazza

Quem visitou a Câmara Municipal de Contagem nos dias 11 e 14 de agosto encontrou um cenário diferente no Plenário Vereador José Custódio. Ao receber alunos do Sítio Escola 4 Elementos, participantes do projeto CDS – Conselho de Desenvolvimento Sustentável, ele mais se parecia com uma reunião da ONU. O projeto, iniciado em 2012 a partir da iniciativa dos professores do Fundamental II e do coordenador de Projetos Rafael Mansur, teve como base orientadora a reunião que acontecia naquele mesmo ano entre vários países no Rio de Janeiro, a Rio+20.

Este ano aconteceu a sexta edição do CDS, sem dúvidas a de maior sucesso e alcance até hoje. Mais uma vez, o Conselho de Desenvolvimento Sustentável envolveu alunos e alunas do sexto ao nono ano (11 a 14 anos) que cumpriram diversas fases antes de iniciar o debate sobre como “garantir que todas as meninas e os meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância”.

Antes do debate, os estudantes se dividiram em duplas ou trios e foram sorteados os países que representariam, na ocasião. Em 2017, todos os países estavam envolvidos de alguma maneira no conflito da Síria. À fase dos roteiros de estudo sucederam a tutoria dos professores, os trabalhos escritos, as palestras e oficinas (UNA Contagem) com temas como “Infância”, “Guerra da Síria”, “Como o cérebro aprende” e “Como se portar formalmente dentro de um debate”. A última fase antes do início do debate foi uma apresentação para uma banca de professores sobre o país pesquisado.

O Debate da sexta edição do CDS foi quente e a discussão girou principalmente em torno dos refugiados sírios, interesses políticos e econômicos da região e garantia das necessidades básicas das famílias vítimas da guerra.

A Arábia Saudita, representada pelos alunos Gustavo Leles e Caio Benjamin, ganhou o prêmio de delegação destaque. Eles defenderam a queda do atual presidente Sírio Bashar Al Assad sob o argumento de que a infância está sendo perdida não só na região Síria, mas em vários locais impactados pelo conflito devido às medidas radicais tomadas pelo ditador.

O melhor projeto, no entanto, foi o da delegação Italiana, representada pelos alunos Felipe Cardoso e Felipe Lacerda. Eles ‘casaram’ a atual realidade Italiana (cidades vazias e abandonadas) com a realidade causada pela guerra (famílias de refugiados da guerra). A ideia da delegação é repopular as cidades italianas com estas famílias, movendo a economia local e, ao mesmo tempo, abrigando os refugiados da guerra, oferecendo assim a qualidade de desenvolvimento na primeira infância.

“A presença destes alunos em nossa Casa mostra bem o que queremos, um Legislativo integrado à cidade, participativo, oferecendo condições para ampliar o debate e promover a democracia”, avaliou o vereador e presidente da Câmara, Daniel Carvalho (PV) ao perceber o plenário e as galerias lotadas por estudantes, professores e pais.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem