Em referência ao aniversário de emancipação político-administrativa da cidade de Contagem, celebrado na última semana, o Cultura na Câmara traz ao Legislativo Municipal, em setembro, a exposição do projeto “Contagem: Memórias Gravadas em Metal”. Até o dia 15 deste mês, aqueles que frequentam a Câmara podem conferir, em seu hall de entrada, 12 quadros que retratam paisagens e figuras históricas do município.
Instalado na última terça-feira (05) na Câmara, o projeto foi desenvolvido no ano de 2016 pela artista visual Mariane Olímpio, como uma homenagem a Contagem, com um caráter documental, visando um resgate histórico de sua memória. Impresso através da gravura em metal, material que nos remete à orientação econômica industrial de Contagem, o trabalho resgata a história visual da cidade, seus personagens, seus lugares e sua cultura.
“As obras apresentam uma linha tênue entre o efêmero, o passado, a memória e a força da gravura, como um carimbo que tem a capacidade de reproduzir inúmeras vezes a imagem de uma lembrança, perpetuando assim sua história”, diz o texto de apresentação da exposição.
O 1º secretário da Câmara, vereador Capitão Fontes (PMDB), leu em plenário um texto descritivo da exposição e, em nome dos parlamentares, exaltou e agradeceu a artista. “Agradecemos a Mariane Olímpio, por trazer seu belíssimo trabalho ‘Memórias Gravadas em Metal’, para enriquecer ainda mais o nosso Projeto Cultura na Câmara, mostrando um pouco de sua arte, revelando o quão importante são os nossos artistas e os nossos novos valores. Esta Casa é e continuará sempre sendo de vocês”.
O Projeto Cultura na Câmara é mais um instrumento do Legislativo que visa à aproximação com a população, trazendo para o plenário da Câmara os artistas de Contagem. A ideia é receber diversas manifestações culturais, como música, poesia, teatro, dança, artes plásticas, entre outros. As apresentações acontecem mensalmente, na primeira terça-feira do mês. Quem tiver interesse em participar do “Cultura Na Câmara” pode entrar em contato pelo telefone 3359-8747.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...