A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem recebeu, na manhã desta quinta-feira (19), no Plenário Vereador José Custódio, a visita de estudantes da Escola Municipal Glória Marques Diniz, acompanhados das professoras Elizabeth e Fabiana para uma visita técnica ao Legislativo Municipal. Eles foram recepcionados pelo presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho (PV), e pelo secretário municipal de Educação, professor Joaquim Antonio Gonçalves, presente para uma reunião de trabalho com os vereadores.
Ao dar as boas vindas, Daniel Carvalho falou de sua satisfação em receber estudantes, e cumprimentou as professoras pela iniciativa. “É um prazer ter vocês aqui, nesta Casa onde lidamos com todos os tipos de públicos, e com a grata satisfação de poder receber novos e futuros eleitores para, desde já, começar a discutir a cidade em todas as suas facetas”, declarou.
Ele disse ainda que se lembra sempre de um disciplinário dos tempos de colégio que, ao chamar sua atenção, dizia sempre que era necessário menos bagunça e mais interesse, porque nós, jovens estudantes, seríamos os responsáveis pelo futuro, podendo vir a ser um vereador, prefeito e até presidente da República. “Palavras proféticas as dele. Hoje, estou aqui, vereador já em segundo mandato, recomendando a vocês que busquem algo além da formação, procurem também a conscientização política”, acrescentou.
Daniel Carvalho enfatizou que é preciso entender o sistema político, inclusive a tramitação das leis, o que aconteceria na sequência, na palestra preparada pelo procurador legislativo Rodrigo de Almeida Diniz. “Aprendam desde já como influenciar, como participar da vida da cidade, sejam realmente formadores de opinião e, acreditem, não podemos perder a esperança, sob o risco de nos tornarmos massa de manobra”, completou o vereador.
O secretário de Educação ressaltou a importância da parceria entre a Secretaria e as escolas com a Câmara Municipal e a Escola do Legislativo. “Nosso desafio é aprender como fazer as coisas corretas para conseguirmos nosso espaço na coletividade, inclusive através da vida pública se este for o caminho escolhido. Estamos trabalhando para que todos tenham mais conforto e qualidade e que nossos servidores sejam mais valorizados e qualificados para oferecermos uma Educação sempre melhor”, disse professor Joaquim.
Simulação
O procurador legislativo Rodrigo Diniz iniciou a palestra sobre Cidadania Política falando dos três poderes constituídos na República – Executivo, Judiciário e Legislativo – nas esferas municipal, estadual e federal, e apresentou a Constituição Federal como a lei maior do Brasil. Além disso, tratou da questão da representatividade política nas Casas Legislativas e suas funções.
Tomando especificamente a Câmara de Contagem como exemplo, discorreu sobre o número de vereadores, suas funções – legislar, fiscalizar, administrar e julgar – e, na sequência, explicou como se dá a tramitação de uma lei, desde a sua proposição até a sanção ou promulgação. Em seguida, os estudantes que foram eleitos previamente participaram da simulação de uma reunião plenária, quando foi discutida, votada e aprovada a lei que cria o Programa Escolar de Defesa do Meio Ambiente, tratando da destinação de resíduos, com especial atenção à reciclagem.
* Por Fleury Rosa
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...