Prevenção, exames regulares e diagnóstico precoce: estes são os pilares da campanha que começa amanhã, 1º de novembro, em todo o mundo: o “Novembro Azul – mês de prevenção e combate ao Câncer de Próstata”. O mês foi escolhido justamente por se comemorar, no dia 17, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Segundo o Governo Federal, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.
Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.
Por esta razão, o vereador Arnaldo de Oliveira (PTB) trouxe o tema para os debates da última reunião plenária, realizada nesta terça-feira (31/10). Com o plenário enfeitado de balões azuis, Arnaldo convidou, também, o grupo contagense recém-formado – Grupo de Prevenção ao Câncer de Próstata. Dentre várias ações propostas pelo grupo, eles trabalharão voluntariamente junto à Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de levantar dados sobre a saúde do homem e sobre os serviços oferecidos a eles no Município.
Arnaldo aproveitou a ocasião e exibiu um vídeo do médico Dráuzio Varella, no qual ele explicou a importância dos exames preventivos, os grupos de maior risco de incidência da doença e também sobre as chances de cura. Finalizando sua fala, o parlamentar indicou a necessidade de se avaliar quantitativamente os atendimentos urológicos feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, para que sejam constatadas as carências na área.
“Sabemos que hoje são feitos quase mil atendimentos urológicos na rede pública, e são seis urologistas para o atendimento de toda a cidade. Não sabemos se este é um número satisfatório, pois não temos outros dados importantes para analisar, como o número de homens com mais de 60 anos na cidade, por exemplo”, explicou.
O médico Raimundo Nonato Oliveira, convidado para falar na Tribuna Livre da Câmara, reforçou todas as informações passadas pelo vídeo e pelo vereador, e acrescentou ainda que todos devem ficar atentos, pois os sintomas demoram a aparecer, sendo essencial, portanto, a realização dos exames, mesmo que o homem não esteja sentindo nada.
Os exames são o PSH – hormonal, realizado por coleta de sangue – e o exame de toque, realizado em consultório médico. “Quem tem pai, irmão, amigos com mais de 50 anos, incentivem a fazer os exames. A gente salva muitas vidas com eles”, finalizou o médico.
Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...