ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Arte e solidariedade no “Cultura na Câmara”

8 de novembro de 2017, por Lorena Carazza

Chega o fim do ano e as pessoas são tomadas pelo espírito solidário. É neste clima que o “Cultura na Câmara” do mês de novembro traz para o Legislativo a exposição do projeto “Reciclarte, Criando Arte”. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos criada para dar amparo às pessoas de baixa renda e que, principalmente, tenham na família pessoas adoentadas ou com necessidades especiais.

As peças expostas são feitas de forma artesanal, predominantemente de materiais recicláveis e reutilizados, como garrafas pet, cds, vidros, caixas, latas etc. Elas são produzidas pelos artesãos cadastrados no Reciclarte e a venda delas é totalmente revertida para as famílias beneficiadas e para o custeio básico do projeto.

Carmem Carvalho recebendo o certificado de participação no “Cultura na Câmara” das mãos do presidente do Legislativo, Daniel Carvalho (PV) e do 1º secretário, Capitão Fontes (PMDB)

O Reciclarte é presidido por Carmem Carvalho, que desde 1990 carrega o sonho de ajudar as pessoas por meio da arte e que, desde criança, acompanhou sua mãe no voluntariado e nas ações que buscavam a melhoria da vida das pessoas. Além da exposição e venda dos produtos feitos pelos associados, o projeto também oferece oficinas gratuitas de artesanato, sendo necessário que a pessoa leve somente o material que será utilizado nas aulas.

Segundo Carmem, a proposta do projeto é ajudar os mais necessitados e criar uma alternativa para a melhoria da renda familiar das pessoas menos favorecidas. E assim, unindo a força de vontade e a criatividade daqueles que, por algum motivo, perderam momentânea ou definitivamente sua capacidade de trabalho, o Reciclarte vai cumprindo sua tarefa social.

Ainda de acordo com Carmem, outra grande proposta do projeto é a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, por meio da reciclagem e reaproveitamento dos materiais descartados pelas pessoas. “É mostrar para a população que grande parte do lixo que está sendo jogado fora e ocupando os lixões pode ser reutilizado e ter um fim útil”, concluiu.

O projeto, atualmente, conta com cerca de 300 associados. As feiras, as exposições e a venda dos produtos artesanais produzidos são a principal fonte de renda do projeto, que também conta com as doações das pessoas e de algumas empresas.

Roupas, brinquedos, alimentos e até mesmo matérias-primas para a confecção dos produtos são bem-vindos. “Tudo é cuidadosamente restaurado pelas mulheres do projeto. Damos uma cara nova para tudo, e aquilo faz a alegria de muitas pessoas. É um trabalho formiguinha, cada um fazendo um pouquinho para ajudar o outro e fazer um mundo melhor”, explicou Carmem.

A exposição do Reciclarte fica no Hall da Câmara Municipal de Contagem até o final do mês de novembro. Além de vender as peças artesanais, o projeto está recebendo doações de roupas, brinquedos, calçados, matérias primas e materiais recicláveis para a realização do Natal Solidário.

Para colaborar com o Reciclarte Criando Arte, venha à Câmara Municipal – Praça São Gonçalo, 18 Centro/Contagem, ou entre em contato em um dos canais de comunicação do projeto:

WhatsApp: (31) 99676-0486

Página do Facebook: www.facebook.com/Reciclarte-Criando-Arte

Instagram: @reciclartecriandoarte

 

Veja mais notícias

Câmara comemora 114 anos de Contagem com Mérito Legislativo

A Câmara de Contagem realizou, na noite desta quinta-feira (4/9), a tradicional cerimônia de entrega dos diplomas de Mérito Legislativo em comemora...

5 de setembro, por Lorena Carazza

Projeto institui Política de Arborização Urbana em Contagem

Ondas de calor, inundações, secas, tempestades severas e furacões. Os eventos climáticos extremos têm se tornado cada vez mais frequentes em todo o...

5 de setembro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores e consultoria iniciam análise de Códigos de Posturas, Ob...

A Comissão Especial da Câmara de Contagem realizou, nesta quarta-feira (03/09), uma reunião com a maioria dos vereadores, para iniciar o trabalho d...

4 de setembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem