ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Escola do Legislativo recebe alunos da Escola Municipal Eli Horta

30 de novembro, por Leandro Perché

Alunos de três turmas do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eli Horta Costa foram recebidos na manhã desta quarta-feira (29) no programa Câmara Aberta, da Escola do Legislativo de Contagem. Eles tiveram a oportunidade de conhecer a Câmara Municipal, em atividade integrante do ensino de História, sob o tema Brasil Colônia – Formação de Governo e Casas Legislativas.

Acompanhados dos professores Gláucia Helena (História), Paulo Henrique (Matemática) e Adriana Santiago (Português) e das estagiárias, Fabiana e Nadir, os estudantes foram recebidos em plenário pelo diretor da Escola do Legislativo, vereador Leo Motta (PSDC), pelo diretor Legislativo, Luiz Otávio de Freitas, e a equipe da Escola do Legislativo; e, na Sala da Presidência, pelo vereador e presidente da Casa, Daniel Carvalho (PV).

O vereador Leo Motta parabenizou a Escola Eli Horta e os professores pela iniciativa, lembrando que só teve a oportunidade de conhecer a Câmara quando tinha mais de 26 anos e destacando que a Escola do Legislativo trabalha para que a sociedade tenha informações e as transformem em conhecimento. “Esta é uma oportunidade de aprender o que aqui se reivindica, o que se propõe, os projetos para transformar a cidade”, afirmou.

O presidente da Câmara deu as boas vindas aos visitantes e lembrou que os estudantes devem se conscientizar de seu papel na sociedade. “Nossa população não se preocupa em saber como funciona a política e o Poder Legislativo. Nossa função aqui, inclusive através da Escola do Legislativo, é fazer de vocês verdadeiros cidadãos, eleitores conscientes, capazes de recusar serem feitos de massa de manobra”, explicou Daniel Carvalho.

Ele exaltou a iniciativa dos professores e argumentou que, principalmente os jovens, não podem ter preguiça de política. “É preciso que os estudantes entendam como tudo funciona, saibam como o legislador pode mudar os rumos da cidade. O debate sobre cidadania começa em casa e passa também pela escola; por isso, deixo aqui meus parabéns ao Eli Horta pela iniciativa”, completou Daniel Carvalho.

Luiz Otávio explicou o processo legislativo – da ideia básica à aprovação (ou não) da lei – e as principais responsabilidades dos vereadores, “que é a proposição das leis e a fiscalização do Executivo”, e recomendou que todos aprendam a debater política, busquem informações para entender a realidade e propor melhorias.

Depois de conhecerem as dependências da Câmara Municipal, os estudantes voltaram ao Plenário Vereador José Custódio para uma palestra ministrada por Guardas Civis Municipais sobre prevenção às drogas e uma apresentação do Canil da corporação.

Os estudantes Ítalo Samuel, Ana Júlia de Oliveira e Maria Clara Noronha sintetizaram o sentimento geral da classe ao avaliar o evento. “Aprendemos muitas coisas, como, por exemplo, que é preciso não generalizar, que existem bons políticos, corretos, honestos. Entendemos que é preciso pesquisar, procurar saber mais sobre a Câmara e sobre os vereadores para separar o joio do trigo. Nós saímos daqui com mais conhecimentos e bem menos dúvidas. Foi muito proveitoso”, garantiram.

* Por Fleury Rosa

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem