ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo de Contagem promove ações para conscientização sobre o autismo

3 de abril de 2018, por Leandro Perché

Com o objetivo de lembrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril, os vereadores de Contagem debateram, nesta terça-feira (03), esse distúrbio de desenvolvimento, e a sede do Legislativo recebeu uma exposição fotográfica de crianças autistas em espaços públicos de Contagem.

Contando com 26 quadros no hall da Câmara até o final da semana, a exposição “Autismo – somos parte do mundo, não um mundo à parte” foi organizada pelo Grupo de Apoio ao Autista, Pais e Familiares de Contagem (Amais). Ela integra a edição de abril do projeto “Cultura na Câmara”, que traz ao Legislativo, toda primeira terça-feira do mês, trabalhos dos talentos da cidade. Pela participação, Josy Silva recebeu um certificado em nome do Grupo Amais.

O transtorno do espectro autista é um distúrbio de desenvolvimento que leva a sérios comprometimentos de comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos que, tipicamente, se iniciam nos primeiros anos de vida. A Organização Mundial da Saúde estima que a proporção seja de um caso a cada 160 nascimentos. O tratamento deve ser precoce, intenso e multidisciplinar, envolvendo psicólogos, fonoaudiólogos, terapia ocupacional, fisioterapeuta, psicopedagogo, entre outros profissionais.

Necessidades de políticas públicas

Seguindo o tema, o vereador João Bosco New Texas (PMN) pediu a palavra para levantar a necessidade de dar mais visibilidade à condição e às necessidades de pacientes e familiares, para que haja entendimento e construção de políticas voltadas para esse público no município.

“Apresentei um requerimento para que o poder público amplie as políticas voltadas às pessoas com autismo. De acordo com a OMS, existem em torno de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo; dois milhões apenas no Brasil. E, em nosso município, também há muitas famílias passando por dificuldades”, disse o parlamentar, lembrando das vitórias na luta abraçada, há anos, pelo ex-vereador Beto Diniz, mas também da necessidade de ampliar esse apoio.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), pediu licença para ler o relato da mãe de uma criança autista sobre a visão de mundo de uma pessoa que tem a condição. “Uma sociedade inclusiva faz do mundo um lugar bem mais legal. Essa sonhada sociedade não se constrói da noite para o dia, mas começa a surgir quando você escolhe ter empatia. Busquemos a informação para que a batalha diária do autista siga com mais alegria”, declarou.

“Precisamos de força para fazer com que os tratamentos corretos e os avanços científicos cheguem a todos os necessitados, para que o amor vença a má vontade dos serviços diversos prestados, para que os colégios públicos e particulares e os hospitais sejam melhor preparados, para que mamães e papais tenham um caminho menos complicados”, acrescentou Daniel.

O vereador Dr. Wellington Ortopedista (PDT) lembrou que, em Contagem, as pessoas com autismo ainda são atendidas nos Cais (Centros de Atendimento e Inclusão Social). Mas fez o compromisso de que a Comissão de Saúde da Câmara, a qual preside, fiscalizará as obras do Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV), que está sendo estruturado no bairro Europa, Regional Sede, para atender de forma humanizada esses e outros casos.

Por fim, o vereador Caxicó (PPS) ocupou a tribuna para caracterizar o transtorno, expressar a importância da conscientização e para enaltecer a luta das famílias e a participação da Câmara na melhoria da qualidade de vida das pessoas com o transtorno. Ele lembrou que o Legislativo de Contagem já aprovou leis que beneficiaram esse público e ressaltou que apresentou recentemente um projeto para atendimento prioritário ao autista. “Informação é o melhor caminho sempre. E espero que todos abracem essa causa”, concluiu.

Veja mais notícias

Ouvidoria da Câmara: compromisso com o cidadão

As ouvidorias são instrumentos legítimos criados para acolher as demandas da população e encaminhá-las aos órgãos competentes. Criada em 2013, a Ou...

19 de janeiro, por Marco Túlio de Sousa

Documento na mão: Posto de Identificação da Câmara entrega quase 3 ...

“Facilitou muito a vida, principalmente para quem tem alguma deficiência ou dificuldade de mobilidade. Assim, não precisamos nos deslocar para luga...

16 de janeiro, por Marco Túlio de Sousa

Recorde de produção legislativa: Mais de 500 projetos apresentados ...

O primeiro ano da 20ª Legislatura da Câmara de Contagem foi marcado por intensa produção legislativa: foram protocolados 583 projetos de lei (PL) e...

12 de janeiro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem