ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo de Contagem promove ações para conscientização sobre o autismo

3 de abril, por Leandro Perché

Com o objetivo de lembrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril, os vereadores de Contagem debateram, nesta terça-feira (03), esse distúrbio de desenvolvimento, e a sede do Legislativo recebeu uma exposição fotográfica de crianças autistas em espaços públicos de Contagem.

Contando com 26 quadros no hall da Câmara até o final da semana, a exposição “Autismo – somos parte do mundo, não um mundo à parte” foi organizada pelo Grupo de Apoio ao Autista, Pais e Familiares de Contagem (Amais). Ela integra a edição de abril do projeto “Cultura na Câmara”, que traz ao Legislativo, toda primeira terça-feira do mês, trabalhos dos talentos da cidade. Pela participação, Josy Silva recebeu um certificado em nome do Grupo Amais.

O transtorno do espectro autista é um distúrbio de desenvolvimento que leva a sérios comprometimentos de comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos que, tipicamente, se iniciam nos primeiros anos de vida. A Organização Mundial da Saúde estima que a proporção seja de um caso a cada 160 nascimentos. O tratamento deve ser precoce, intenso e multidisciplinar, envolvendo psicólogos, fonoaudiólogos, terapia ocupacional, fisioterapeuta, psicopedagogo, entre outros profissionais.

Necessidades de políticas públicas

Seguindo o tema, o vereador João Bosco New Texas (PMN) pediu a palavra para levantar a necessidade de dar mais visibilidade à condição e às necessidades de pacientes e familiares, para que haja entendimento e construção de políticas voltadas para esse público no município.

“Apresentei um requerimento para que o poder público amplie as políticas voltadas às pessoas com autismo. De acordo com a OMS, existem em torno de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo; dois milhões apenas no Brasil. E, em nosso município, também há muitas famílias passando por dificuldades”, disse o parlamentar, lembrando das vitórias na luta abraçada, há anos, pelo ex-vereador Beto Diniz, mas também da necessidade de ampliar esse apoio.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), pediu licença para ler o relato da mãe de uma criança autista sobre a visão de mundo de uma pessoa que tem a condição. “Uma sociedade inclusiva faz do mundo um lugar bem mais legal. Essa sonhada sociedade não se constrói da noite para o dia, mas começa a surgir quando você escolhe ter empatia. Busquemos a informação para que a batalha diária do autista siga com mais alegria”, declarou.

“Precisamos de força para fazer com que os tratamentos corretos e os avanços científicos cheguem a todos os necessitados, para que o amor vença a má vontade dos serviços diversos prestados, para que os colégios públicos e particulares e os hospitais sejam melhor preparados, para que mamães e papais tenham um caminho menos complicados”, acrescentou Daniel.

O vereador Dr. Wellington Ortopedista (PDT) lembrou que, em Contagem, as pessoas com autismo ainda são atendidas nos Cais (Centros de Atendimento e Inclusão Social). Mas fez o compromisso de que a Comissão de Saúde da Câmara, a qual preside, fiscalizará as obras do Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV), que está sendo estruturado no bairro Europa, Regional Sede, para atender de forma humanizada esses e outros casos.

Por fim, o vereador Caxicó (PPS) ocupou a tribuna para caracterizar o transtorno, expressar a importância da conscientização e para enaltecer a luta das famílias e a participação da Câmara na melhoria da qualidade de vida das pessoas com o transtorno. Ele lembrou que o Legislativo de Contagem já aprovou leis que beneficiaram esse público e ressaltou que apresentou recentemente um projeto para atendimento prioritário ao autista. “Informação é o melhor caminho sempre. E espero que todos abracem essa causa”, concluiu.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem