ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo de Contagem promove ações para conscientização sobre o autismo

3 de abril de 2018, por Leandro Perché

Com o objetivo de lembrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril, os vereadores de Contagem debateram, nesta terça-feira (03), esse distúrbio de desenvolvimento, e a sede do Legislativo recebeu uma exposição fotográfica de crianças autistas em espaços públicos de Contagem.

Contando com 26 quadros no hall da Câmara até o final da semana, a exposição “Autismo – somos parte do mundo, não um mundo à parte” foi organizada pelo Grupo de Apoio ao Autista, Pais e Familiares de Contagem (Amais). Ela integra a edição de abril do projeto “Cultura na Câmara”, que traz ao Legislativo, toda primeira terça-feira do mês, trabalhos dos talentos da cidade. Pela participação, Josy Silva recebeu um certificado em nome do Grupo Amais.

O transtorno do espectro autista é um distúrbio de desenvolvimento que leva a sérios comprometimentos de comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos que, tipicamente, se iniciam nos primeiros anos de vida. A Organização Mundial da Saúde estima que a proporção seja de um caso a cada 160 nascimentos. O tratamento deve ser precoce, intenso e multidisciplinar, envolvendo psicólogos, fonoaudiólogos, terapia ocupacional, fisioterapeuta, psicopedagogo, entre outros profissionais.

Necessidades de políticas públicas

Seguindo o tema, o vereador João Bosco New Texas (PMN) pediu a palavra para levantar a necessidade de dar mais visibilidade à condição e às necessidades de pacientes e familiares, para que haja entendimento e construção de políticas voltadas para esse público no município.

“Apresentei um requerimento para que o poder público amplie as políticas voltadas às pessoas com autismo. De acordo com a OMS, existem em torno de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo; dois milhões apenas no Brasil. E, em nosso município, também há muitas famílias passando por dificuldades”, disse o parlamentar, lembrando das vitórias na luta abraçada, há anos, pelo ex-vereador Beto Diniz, mas também da necessidade de ampliar esse apoio.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), pediu licença para ler o relato da mãe de uma criança autista sobre a visão de mundo de uma pessoa que tem a condição. “Uma sociedade inclusiva faz do mundo um lugar bem mais legal. Essa sonhada sociedade não se constrói da noite para o dia, mas começa a surgir quando você escolhe ter empatia. Busquemos a informação para que a batalha diária do autista siga com mais alegria”, declarou.

“Precisamos de força para fazer com que os tratamentos corretos e os avanços científicos cheguem a todos os necessitados, para que o amor vença a má vontade dos serviços diversos prestados, para que os colégios públicos e particulares e os hospitais sejam melhor preparados, para que mamães e papais tenham um caminho menos complicados”, acrescentou Daniel.

O vereador Dr. Wellington Ortopedista (PDT) lembrou que, em Contagem, as pessoas com autismo ainda são atendidas nos Cais (Centros de Atendimento e Inclusão Social). Mas fez o compromisso de que a Comissão de Saúde da Câmara, a qual preside, fiscalizará as obras do Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV), que está sendo estruturado no bairro Europa, Regional Sede, para atender de forma humanizada esses e outros casos.

Por fim, o vereador Caxicó (PPS) ocupou a tribuna para caracterizar o transtorno, expressar a importância da conscientização e para enaltecer a luta das famílias e a participação da Câmara na melhoria da qualidade de vida das pessoas com o transtorno. Ele lembrou que o Legislativo de Contagem já aprovou leis que beneficiaram esse público e ressaltou que apresentou recentemente um projeto para atendimento prioritário ao autista. “Informação é o melhor caminho sempre. E espero que todos abracem essa causa”, concluiu.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem