ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores abrem trabalhos de 2019 debatendo questões de interesse público

6 de fevereiro de 2019, por Leandro Perché

A primeira reunião ordinária da Sessão Legislativa de 2019 na Câmara Municipal de Contagem, realizada na última terça-feira (05/02), teve duração maior do que o habitual e foi marcada por debates acalorados sobre diversos temas de interesse da população de Contagem. Saúde, educação, trânsito, infraestrutura urbana, probidade administrativa e a tragédia de Brumadinho foram alguns dos assuntos tratados.

A principal novidade foi a presença do vereador Dr. Rubens Campos (PSDC), que tomou posse antes da reunião, para ocupar a cadeira de Leo Motta, eleito deputado federal no pleito de 2018. Em sua terceira passagem na Câmara – já foi vereador entre os anos de 1983 e 1988, e entre 1989 e 1992 -, Campos participou ativamente dos debates, principalmente sobre a necessidade de intervenções no trânsito da Rua do Registro, no Praia, para evitar acidentes – tema de vários requerimentos do presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), direcionados à Prefeitura.

Obras e serviços urbanos

Essa foi apenas uma das solicitações debatidas pelos vereadores que envolviam a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Grande parte da reunião foi tomada por exposições sobre o trabalho da pasta. Daniel Carvalho introduziu o tema, cobrando o asfaltamento dos bairros da região do Solar do Madeira. “Alguns vereadores estiveram na assinatura da ordem de serviço, foi uma promessa do prefeito e grupos dos bairros Solar do Madeira, Estâncias Imperiais e Nascentes Imperiais estão reivindicando essa obra que é essencial, principalmente neste período de chuvas”, destacou.

Em seguida, Alex Chiodi (SD) pediu que a Mesa Diretora da Câmara oficie a Secretaria de Obras para pedir o cronograma de capina e limpeza do Município, pois, segundo o vereador, a cidade estaria “abandonada, dado a sujeira, o mato alto e a grande quantidade de buracos nas vias da cidade”. Ele também falou da necessidade de obras em prédios que compõe o patrimônio histórico e cultural do Município, como O Cine Teatro e a Casa de Cacos.

Em aparte, Zé Antônio (PT), Daniel do Irineu (PP), Silvinha Dudu (PCdoB) e Jair Tropical (PCdoB) falaram da necessidade de intervenções da secretaria em relação a algumas vias, ao trânsito e mobilidade urbana, e de esclarecimentos em relação a obras que estariam paralisadas ou ainda não iniciadas. Caxicó (PPS), por sua vez, defendeu o governo, pedindo paciência para os vereadores em relação às obras.

Ainda sobre obras públicas, Jair Tropical apresentou solicitação para que fossem construídas duas passarelas sobre a Via Expressa: uma na altura do bairro Tropical e outra entre os bairros Beija Flor e São Luiz, atendendo duas escolas, com o objetivo de evitar atropelamentos e outros acidentes. Chiodi, Daniel do Irineu, Arnaldo de Oliveira (PTB) e Vinícius Faria (PCdoB) deram apoio público ao pedido.

Educação e Saúde

Coube a Dr. Wellington Ortopedista (PDT) apresentar requerimentos relacionados à saúde, pedindo o retorno da pediatria na UPA-JK, no Eldorado, para desafogar o Centro Materno Infantil; e a implantação da ortopedia na Unidade de Pronto Atendimento de Nova Contagem.

Glória da Aposentadoria (PRB) e Daniel do Irineu, por sua vez, falaram de educação. A primeira pediu a construção de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) na região do Nacional. E o vereador esmiuçou os recursos e repasses para a educação e criticou o que classificou como “demora no reinício das aulas da rede municipal de ensino”.

Tragédia de Brumadinho

Alessandro Henrique (PTC) pediu que o governo municipal crie um programa para regularização fundiária e de edificações na cidade. Em seguida, lamentou a tragédia de Brumadinho e fez uma moção de aplausos para os bombeiros e outras forças, incluindo as polícias e a Guarda Civil de Contagem, que trabalharam no local. Ele também agradeceu a mobilização para recolher donativos para a região.

O rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho foi um dos assuntos de destaque da reunião ordinária. Mesmo antes do início oficial da plenária, o presidente Daniel Carvalho fez a leitura de um texto em homenagem às vítimas e pediu um minuto de silêncio em respeito. Vários parlamentares, em momentos distintos, lamentaram o ocorrido e pediram as devidas responsabilização e punição no caso.

Vinícius Faria aproveitou a discussão da questão ambiental para pedir relatórios, laudos, certificados e planos de segurança da Copasa em relação à represa de Vargem das Flores, considerando a ideia de que haverá maior captação de água no local por causa dos problemas gerados no Rio Paraopeba pelo rompimento da barragem.

Ao final da reunião, Daniel do Irineu usou a tribuna para criticar os gastos da Prefeitura de Contagem com viagens da atual gestão.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem