ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Ações na Câmara de Contagem marcam Dia de Conscientização do Autismo

3 de abril de 2019, por Leandro Perché

Em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira, 02 de abril, a Câmara Municipal de Contagem realizou uma série de ações no sentido de chamar atenção da população para a causa. Durante todo o mês, a entrada da sede do Legislativo está iluminada na cor azul – símbolo do autismo, por ser uma condição mais prevalente em meninos – e a plenária desta terça foi enfeitada por balões azuis e recebeu manifestações de mães, professores, familiares e amigos de pessoas com autismo.

Fazendo uso da Tribuna Livre, Josy Silva e Denise Assis, representantes do Amais (Grupo de Apoio ao Autista, Pais e Familiares de Contagem) falaram sobre a importância da conscientização. Por meio de vídeos, foram apresentadas as características desse distúrbio, além de testemunhos de mães cujos filhos já enfrentaram situações de preconceito por serem autistas. Com o objetivo de causar empatia, os relatos terminavam sempre com a pergunta “E se fosse seu filho?”.

As representantes do Amais explicaram que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento que leva de leves a severos comprometimentos de comunicação e interação social e comportamentos restritivos e repetitivos que, tipicamente, se iniciam nos primeiros anos de vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimava, em 2017, que a proporção seria de um caso a cada 160 nascimentos. O tratamento deve ser precoce, intenso e multidisciplinar, envolvendo psicólogos, fonoaudiólogos, terapia ocupacional, fisioterapeuta, psicopedagogo, entre outros.

“O que vemos hoje, em muitos lugares, são pessoas despreparadas, sem nenhum conhecimento ou disposição para lidar com nossos filhos. O autismo não tem cara, não é fácil de ser explicado, mas deve ser respeitado. Se você não sabe tratar um indivíduo com TEA, basta conversar com sua família, ter empatia, respeito e amor”, desabafou Denise Assis. “Nada justifica o descaso na saúde e educação”, completou.

O Amais cobrou o cumprimento da Lei Federal 12.764/2012, que garante o direito do autista à atenção integral à saúde e ao acesso às classes comuns em escolas, com serviços de apoio especializados. Por fim, houve destaque à importância da atuação do Amais e das ações desenvolvidas a partir do Dia da Conscientização do Autismo.

“Este mês também representa a luta de famílias por melhorias no tratamento, na educação, na saúde e é quando ganhamos voz em espaços como a Câmara para que a sociedade e os políticos entendam a gravidade sobre o que acontece silenciosamente em vários ambientes com nossos filhos”, explicou Denise Assis.

O vereador Arnaldo de Oliveira (PTB) lembrou a luta por apoio especializado nas escolas do município. E parabenizou a atuação do Amais, ressaltando a importância das ações por conscientização e inclusão. “É um direito de todos e temos que continuar lutando por essas políticas públicas e por uma inclusão de qualidade, com respeito e dignidade porque ‘E se fosse seu filho?’”, defendeu o parlamentar, sendo apoiado, em aparte, pelo vereador Dr. Rubens Campos (DC).

Políticas Municipais

Durante a apresentação, Josy Silva mencionou algumas leis aprovadas na Câmara Municipal de Contagem que significaram importantes avanços, e enalteceu a intensa atuação do vereador Arnaldo de Oliveira em favor da causa, incluindo várias ações, como a conquista de um terreno para a construção da sede do Amais, entre outras.

Ela mencionou especificamente duas leis aprovadas em 2012, ambas de autoria do então vereador Beto Diniz. A Lei 4.508, que instituiu o Dia Municipal da Pessoa com Autismo, acompanhado de ações de divulgação da doença; e a Lei 4.552, que reconhece o autismo como deficiência, para que os autistas possam usufruir dos mesmos programas e políticas das pessoas com deficiência.

Há, ainda, outra lei aprovada em 2012 na Câmara que beneficia esse público: a Lei 4.520, de autoria do vereador Arnaldo de Oliveira, que garante gratuidade para autistas nos transportes públicos. E também a Lei Complementar 273, de 2018, inspirada em um requerimento do mesmo parlamentar, que estabelece a isenção de IPTU para famílias, que tenham pelo menos um membro com autismo.

Além dos projetos, o Legislativo de Contagem já realizou audiências públicas sobre o tema e desenvolve anualmente várias ações e iniciativas no mês que é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Amais

O Grupo Amais foi fundado em 2013 por cinco mães e, hoje, tem cadastradas 250 famílias com algum membro portador do espectro autista. O grupo trabalha pela inclusão social e pelo desenvolvimento de políticas públicas voltadas para melhor qualidade de vida da pessoa autista, realizando um conjunto de ações  voltadas para a realidade autista, para a família e também aplicadas no dia a dia da população, justamente visando informação, respeito, aceitação e conscientização. Possuem o título de utilidade pública, uma cadeira no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, e ocupam uma sala no CSU Eldorado para acolhimento das famílias.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem