A praça Presidente Carlos Luz, no bairro Riacho das Pedras, recebeu na manhã desta quarta-feira (03/07) a van da Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem. Além dos funcionários da Ouvidoria, que anotavam as reclamações, sugestões e tiravam dúvidas das pessoas que passavam pelo local, uma enfermeira da UBS Novo Riacho fazia a aferição de pressão arterial.
Das reclamações recebidas e registradas pela equipe, a que tem sido mais impactante para o bairro, segundo o morador Ítalo Henrique Ferreira, é uma obra pública inacabada na Avenida Firmo de Matos.
Trata-se de uma intervenção de contenção de cheias que foi iniciada pelo Estado em 2015 e que desde janeiro deste ano encontra-se completamente parada. A situação, como relatou Ítalo, tem trazido transtornos para os moradores do entorno, como focos de dengue e animais peçonhentos.
A rotatória no final da Rua Rio Comprido, próximo à antiga fábrica de colchões, também tem causado grandes congestionamentos em horário de pico, de acordo com Carlos Eduardo Medeiros. Ele diz que todos os dias se forma um grande engarrafamento no local, que parece ter sido “improvisado”.
Todas as demandas são repassadas aos órgãos competentes, como Transcon e secretaria de Obras, nos casos específicos citados. Conforme explica a Ouvidora da Câmara, Gabriela Diniz, todas as demandas são registradas em um sistema da Ouvidoria – o e-OUV. “Por meio de um número de protocolo que o reclamante recebe, ele pode acompanhar o andamento da sua contestação”, explica.
A próxima Ouvidoria será na sexta-feira, 19 de julho, na Praça Marília de Dirceu, no bairro Inconfidentes.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...