ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores cobram mais rigor em relação a empresas poluidoras

3 de setembro, por Leandro Perché

Desde maio, os vereadores de Contagem têm lutado, junto à comunidade do bairro Kennedy e região, para que o poder público tome providências em relação à poluição do ar causada pela queima de lixo realizada pela empresa Gruntec Serviços Ambientais. Agora, na iminência da abertura de outra empresa do mesmo ramo no bairro São Sebastião, os parlamentares retomam a discussão, pedindo mais rigor na aprovação das licenças ambientais no município.

Na plenária desta terça-feira (03/09), o vereador Dr. Rubens Campos (DC) chamou a atenção para o problema da região, destacando que, após conseguirem a interdição temporária da Gruntec, houve reinício de seus trabalhos, causando mais transtornos à comunidade. E acrescentou que “nem resolvemos um problema e já está se criando outro, no bairro vizinho”.

“Novamente, trago a questão da queima de lixo hospitalar. Recebi vídeos esta semana com a fumaça no bairro Kennedy, que está aumentando e causando um problema de saúde pública, que não se resolve. Nesta semana, apresento requerimento acompanhado de abaixo-assinado de centenas de moradores do bairro São Sebastião e Campina Verde, porque está sendo instalada outra empresa que pode apresentar os mesmos problemas”, destacou o vereador.

Em aparte, os vereadores Zé Antônio (PT), Silvinha Dudu (PCdoB) e Glória da Aposentadoria (PRB) externaram seu apoio à comunidade, defendendo que empresas desse tipo sejam realocadas em locais mais distantes de áreas residenciais. O primeiro classificou a questão como “caso de polícia”; enquanto as duas vereadoras lembraram que os moradores estão sofrendo com mau cheiro e problemas respiratórios e, por isso, se comprometeram a somar esforços para que a questão seja solucionada com urgência.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), que tem se envolvido diretamente na questão, voltou a cobrar um posicionamento mais firme da administração municipal. “Essas empresas que queimam lixo hospitalar têm causado transtornos gravíssimos àquela população. Por isso, é importante continuarmos cobrando providências da Prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente em relação à concessão de licenças ambientais para empresas que têm atividades de alto risco para a saúde da população”, concluiu.

Por fim, Rubens Campos convidou a todos os vereadores para reunião que será realizada no próximo dia 09 de setembro pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, na Prefeitura de Contagem, para debater o assunto.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem