ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem reprova projeto de PPP da limpeza urbana

6 de outubro de 2020, por Leandro Perché

Após muitas manifestações contrárias, adiamentos e debates, os vereadores de Contagem reprovaram, nesta terça-feira (06/10), o projeto do Executivo que incluiria, no Plano Plurianual (PPA) 2018/2021, uma ação de parceria público-privada (PPP) para limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

O Projeto de Lei 015/2020 entrou em pauta pela primeira vez no dia 15 de setembro, quando sofreu um pedido de vista – interrupção de tramitação por 72 horas, assinado por alguns vereadores. Os parlamentares cobravam “explicações do Executivo para a criação de compromissos para a próxima administração, já que teria um impacto anual de R$ 68 milhões”.

De volta ao plenário no dia 22 de setembro, houve mais um pedido de adiamento, que foi reprovado pela maioria dos vereadores. Assim, foi debatido, votado e aprovado o parecer da Comissão de Finanças, Orçamentos e Tomada de Contas da Câmara – pela admissão do projeto – e o próprio PL em primeiro turno, ambos com 12 votos favoráveis. O parecer contrário do relator da Comissão, Daniel do Irineu, foi reprovado pela mesma diferença de votos.

Nesta terça-feira, antes da votação do texto em segundo turno, foram aprovadas duas emendas apresentadas por Daniel do Irineu, condicionando a sanção da lei à realização de audiências públicas em todas as regiões da cidade, para debater o tema. Os defensores da modificação destacaram que, se o projeto fosse aprovado, as emendas “seriam um paliativo, reduzindo o impacto da lei e atribuindo legalidade com a realização de audiências públicas”.

Mesmo com as alterações realizadas pelas emendas, o projeto foi rejeitado, com oito votos contrários, três favoráveis e três abstenções. Desta forma, a matéria foi arquivada pela Câmara Municipal de Contagem.

Veja mais notícias

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores de Contagem aprovam alterações em impostos municipais

Projeto do Executivo promove renegociação de dívidas, mudanças na isenção do IPTU e aumento da alíquota do ITBI de 2,75% para 3% do valor do imóvel...

29 de outubro, por Leandro Perché

Há 54 anos transformando vidas, Cais busca apoio para seguir promov...

Na Tribuna Livre desta semana, durante a 34ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, o Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) participou p...

29 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem