ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Semana do Meio Ambiente é marcada por projetos sobre o tema na Câmara

2 de junho, por Leandro Perché

Os primeiros dias de junho são marcados, em todo o mundo, por ações e atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente, em função do Dia Mundial do Meio Ambiente – celebrado em 05 de junho. Criada pela ONU, a iniciativa visa a envolver governos e sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural, chamando a atenção para a necessidade de medidas emergenciais para prevenir a degradação ambiental.

Em Contagem, a Câmara Municipal tem, historicamente, debatido o tema durante o ano todo, buscando a construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, que agregue o crescimento econômico à preservação ambiental e a avanços sociais. Particularmente nesta semana, vários vereadores apresentaram projetos de lei, requerimentos e outras proposições, além de levantarem pautas relevantes com esse objetivo.

Entre os projetos de lei apresentados nas últimas semanas, destacaram-se: um de autoria do vereador Daniel Carvalho (PL), que proíbe a instalação de incineradores de resíduos sólidos que produzem gases poluentes próximos a áreas residenciais; e três propostos pela vereadora Moara Saboia (PT) – um que cria um programa de hortas comunitárias; o segundo institui a política de sustentabilidade e enfrentamento das mudanças climáticas; e outro, que institui a política de incentivo à prática de compostagem de resíduos orgânicos.

Na plenária desta terça-feira (01/06), Daniel Carvalho explicou sua proposição e alguns requerimentos e indicações voltados para a questão ambiental. Ele lembrou que, desde o mandato passado, vem lutando para que empresas que realizam queima de lixo saiam de regiões densamente povoadas e sejam reinstaladas em locais adequados, deixando de causar prejuízos à saúde de moradores dos bairros Kennedy, Cabral, Parque Industrial e Solar do Madeira

“Iniciando a Semana do Meio Ambiente, apresentamos esse projeto no sentido de contribuir com a causa ambiental e como uma alternativa para resolvemos essa questão que causa tantos transtornos para os moradores. Com ele, pretendemos restringir as atividades de empresas que usam incineradores há pelos menos dois quilômetros de áreas residenciais e tomando os cuidados adequados para que a população não fique exposta à fumaça”, explicou.

Antes de dar destaque às suas proposições, Moara Saboia ressaltou a importância do debate sobre o tema, sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar de Meio Ambiente e convidou os colegas vereadores a dedicarem o mês a apresentar matérias relacionadas ao assunto.

“Contagem se consolidou como uma cidade industrial, mas o século XXI pede cada vez mais que conciliemos com uma prática sustentável. Nós, por exemplo, que fazemos parte da Comissão de Áreas de Risco, sabemos a importância de ações, pois a população sofre, todos os anos, com enchentes e alagamentos, pelo fato dessa agenda ter sido negligenciada por muito tempo. Falar sobre meio ambiente não é uma pauta elitista, não é uma pauta para poucos, mas que diz respeito a todos”, pontuou a vereadora.

A parlamentar explicou que sua proposta de “criação do programa de hortas comunitárias em terrenos sustentáveis e quintais produtivos agroecológicos consiste em transformar o espaço público e a casa das pessoas que tiverem interesse em hortas comunitárias, não apenas como política ambiental, mas de segurança alimentar”.

Além disso, apresentou indicação para a Prefeitura de Contagem pela ampliação da coleta seletiva em toda a cidade. “É um esforço histórico, temos grande defasagem ainda, e isso exige uma mudança considerável na organização dos trabalhadores da coleta seletiva – cujo número de pessoas cresceu muito devido à crise econômica – mas precisamos dessa reflexão”.

Por fim, Zé Antônio do Hospital (PT) e Ronaldo Babão (Cidadania) lembraram a ação realizada na última quarta-feira (26/05), em parceria com a administração da regional Sede e com a Guarda Civil, para conscientizar moradores e carroceiros em relação ao descarte irregular de lixo e entulho na rua Eugênio Nápoli, que é marginal à Via Expressa, no Bernardo Monteiro. Ambos destacaram a necessidade de instalação de ecopontos e campanhas de orientação não apenas naquela região, mas em vários bairros de Contagem.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem