ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão de Educação cobra diálogo sobre exigência de cartão de vacina nas escolas

11 de março de 2022, por Leandro Perché

Termina nesta sexta-feira (11/03) o prazo para a apresentação do cartão de vacina atualizado dos estudantes da rede de ensino de Contagem. A obrigatoriedade, que gerou polêmica no município, está prevista na Portaria 007/2022, publicada no dia 08 de fevereiro pela Prefeitura de Contagem, que exige, inclusive, que conste do cartão as vacinas contra a Covid-19, sob pena de ser comunicado ao Conselho Tutelar, em caso de descumprimento.

O assunto foi muito debatido na plenária desta semana na Câmara Municipal de Contagem e, posteriormente, na reunião da Comissão de Educação. Como encaminhamento, nesta sexta-feira (11/03), o presidente da Comissão, vereador Pastor Itamar (PSC), entregou à líder de governo, vereadora Moara Saboia (PT), um ofício solicitando à Prefeitura a prorrogação do prazo de entrega dos cartões de vacinação, com o objetivo de ampliar a discussão e buscar o diálogo entre o governo, pais de alunos e toda a comunidade escolar.

“A Comissão entende que a portaria expedida pela Secretaria de Educação não contém ilegalidade e não diz que haverá algum tipo de punição aos alunos que não apresentarem o cartão de vacina. Porém, acredita que a forma colocada na portaria está gerando apreensão e temor aos pais e alunos, por não especificar qual será atitude tomada pelo Conselho Tutelar. Diante disso, recomendamos mais clareza na comunicação”, explicou o parlamentar.

Durante a reunião da Comissão, na última quarta-feira (09/03), os vereadores Carlin Moura (PDT), Ronaldo Babão (Cidadania) e Abne Motta (DC), além de Pastor Itamar, chegaram a divergir sobre a legalidade da Portaria que exige o cartão de vacina. No entanto, concordaram que houve falhas na comunicação com os pais e, por isso, decidiram solicitar um encontro com as secretarias de Educação, de Saúde e de Governo, além da presidência do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, para debater o assunto.

Pelo fato de não conseguir a agenda nesta semana, a Comissão resolveu solicitar a extensão do prazo de entrega, para conscientizar os pais da importância da vacinação e esclarecê-los sobre o papel do Conselho Tutelar.

“Solicitamos esta prorrogação para termos um tempo maior para entendimento da Portaria 007, expedida pela Seduc/Funec, que trata da exigência na entrega do cartão de vacina até a data de hoje, e avançarmos na conscientização da vacinação, tão necessária na luta contra a Covid-19. Aguardamos uma resposta positiva de nosso governo municipal”, concluiu Itamar.

Veja mais notícias

Projeto veda agressores de mulheres em cargos públicos em Contagem

Em 2021, Contagem ganhou uma importante legislação no enfrentamento à violência contra a mulher. A Lei 5.188/2021 veda a nomeação para funções públ...

6 de maio, por Leandro Perché

Maio Amarelo: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...

5 de maio, por Leandro Perché

Prefeito de Recife recebe título de cidadão honorário de Contagem

O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...

2 de maio, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem