ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo abre diálogo por melhorias para administrativos da Educação

8 de abril, por Leandro Perché

O presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), recebeu nesta semana uma comissão de representantes dos servidores administrativos do quadro da Educação, acompanhados dos dirigentes do Sind-Ute (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação). Na pauta, a disparidade entre os vencimentos da categoria e do magistério e a reivindicação por melhorias na carreira desses trabalhadores.

Representando auxiliares, bibliotecários, assistentes escolares, secretários e agentes de serviços escolares, incluindo porteiros, os servidores reconheceram as vitórias da categoria, com participação da Câmara, na aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 05/22 em março, e com o início da tramitação do PLC 10/22 nesta semana. Juntos, representam um reajuste salarial de 38%.

No entanto, esses trabalhadores trouxeram à Câmara a demanda por mais valorização, pois, segundo eles, há grande disparidade em relação ao salário do magistério, com alguns ganhando até menos do que um salário mínimo antes do reajuste. Eles atribuem o aumento dessa discrepância a um reajuste dado em 2012 apenas para os professores, sem contemplá-los. A proposta é que o piso desses servidores seja vinculado ao do magistério, em porcentagem a ser estabelecida, para que seja reduzida essa diferença nos ganhos mensais.

Uma assistente escolar resumiu a situação da categoria. “Estamos gratos pelo aumento, mas há uma defasagem muito grande. O quadro administrativo é a porta de entrada da escola, mas nos sentimos, muitas vezes, desmotivados, desgastados e adoecidos, porque, além das dificuldades do dia a dia, há um olhar diferenciado para a categoria, somos menos valorizados e ainda não conseguimos ter um poder aquisitivo adequado. Essa reunião é uma luz e nos dá esperança de que possamos melhorar nossa condição”, desabafou.

Alex Chiodi esclareceu que os vereadores não podem legislar sobre o regime dos servidores públicos do Executivo e que a proposição de emendas parlamentares para melhorar essas matérias, como nos projetos de reajuste salarial, deve ser feita com critério e, de preferência, com diálogo e negociação com a Prefeitura, para que os servidores não sejam prejudicados. Ele também garantiu o envolvimento do Legislativo nos debates sobre o tema.

“Temos o compromisso de deixar esse canal aberto, para avançarmos nessa questão. Entendemos as reivindicações justas da categoria, e essa presidência e a Comissão de Educação vão se empenhar para melhorar as condições do quadro administrativo da Educação. É certo que avançamos muito com os reajustes deste ano, que somam 38%, e podemos melhorar ainda mais com a instituição de um piso municipal, cujo projeto está em tramitação, mas precisamos e vamos olhar com carinho essas demandas”, destacou Chiodi.

A presidente do Sind-Ute Contagem, Patrícia Pereira, enalteceu a participação da Câmara nas lutas e vitórias dos servidores municipais. E, junto com Alex Chiodi, se comprometeu a buscar o diálogo inicial com as secretarias municipais de Educação e de Administração, para avançar nessas demandas.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem