Liderados pelos presidentes do Legislativo de Contagem e de Belo Horizonte, Alex Chiodi (Solidariedade) e Nely Aquino (Podemos), respectivamente, vários presidentes de Câmaras Municipais da Região Metropolitana de BH deram início, nesta sexta-feira (06/05), a um movimento de integração a fim de debater problemas comuns e possíveis soluções conjuntas para essas cidades.
A pauta do encontro, realizado na Câmara de Belo Horizonte, foi o serviço prestado pela Copasa. Estiveram presentes representantes de Esmeraldas, Confins, Itatiaiuçu, Nova Lima, Brumadinho, Nova União, Matozinhos, Sabará, Taquaraçu de Minas, Alpercata e Mário Campos, além de Belo Horizonte e Contagem.
Alex Chiodi destaca que o movimento de presidentes de Câmara pretende buscar uma integração pela melhoria da prestação de serviços para a população. “Conversando com outros vereadores, notamos a necessidade de uma maior união entre as câmaras da Região Metropolitana, que têm suas especificidades, mas também muitos problemas em comum, principalmente relacionados às concessões públicas – Cemig, Copasa e transporte público”.
No encontro, os vereadores trocaram experiências associadas à gestão das câmaras, à relação com as prefeituras, e listaram os problemas enfrentados com a prestação de serviços da Copasa. As principais questões citadas em relação à companhia de saneamento foram a falta de coleta e tratamento de esgoto em várias cidades, culminando no despejo inadequado no solo e em cursos d’água; interrupções do fornecimento de água, sobretudo nos finais de semana; dificuldades na manutenção das redes de água e esgoto; e falta de comunicação com os usuários.
“É um absurdo termos cidades sem rede de esgoto e principalmente ter esse rejeito despejado nos rios, como foi relatado no caso de Brumadinho, com o rio Paraopeba. Essa questão ambiental precisa ser nossa linha principal mais urgente, assim como o atendimento ao cidadão, que tem deixado a desejar”, explicou Nely Aquino.
O presidente da Câmara de Contagem relatou que o principal problema no município está relacionado às empresas terceirizadas que prestam serviços de manutenção para a companhia e deixam o asfalto irregular. E pontuou que esse legislativo tem realizado reuniões periódicas com a gerência da Copasa em Contagem, além de cada vereador ter contato direto com a gerente em um grupo de mensagens, para demandar e receber respostas com mais agilidade.
Após os participantes pontuarem os problemas específicos de cada município, a presidente da Câmara de Belo Horizonte deliberou, junto aos pares, convidar, para uma próxima reunião, no final deste mês, a presidência da Copasa, secretários de estado de Meio Ambiente e de Governo, e representantes da Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário). Seguindo o exemplo de Contagem, a ideia é também buscar um contato direto do grupo metropolitano com a Copasa.
Por fim, Nely Aquino demonstrou otimismo com o movimento. “Com essa união ganharemos em posicionamento; mais força para cobrar as prefeituras, as concessionárias e outras entidades; e principalmente colaboração entre os municípios para melhorar a vida do nosso povo”, ressaltou.
“Vamos avançar nessa integração, formalizando uma frente ou associação dos presidentes de Câmara da região, para podermos propor seminários, audiências públicas, trocar experiências – para uma servir de inspiração e modelo para as outras – e buscarmos melhorias para a população dos nossos municípios”, concluiu Chiodi.
Em 2021, Contagem ganhou uma importante legislação no enfrentamento à violência contra a mulher. A Lei 5.188/2021 veda a nomeação para funções públ...
Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...