ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Política de Mobilidade por Bicicletas passa a valer sem previsão de ciclovias em obras públicas

25 de agosto de 2022, por Leandro Perché

Com o objetivo de criar em Contagem uma política pública de incentivo à utilização do transporte por bicicletas, “como alternativa eficiente, saudável, ecologicamente correta e de baixo custo”, a Câmara de Contagem aprovou, no final de junho, o Projeto de Lei 45/2021. Proposta pelo vereador Carlin Moura (PSB), a matéria deu origem à Lei 5288, de 26 de julho de 2022, que estabelece a Política Municipal de Mobilidade por Bicicletas.

No entanto, a legislação teve dois artigos vetados pela Prefeitura, em dispositivos que propunham a previsão de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários em projetos de construção de vias urbanas, pontes, viadutos, praças, parques e outros equipamentos públicos que recebem recursos municipais. Nesta semana, o veto foi aprovado na Câmara, e os artigos permaneceram de fora.

Na mensagem de veto, a prefeita Marília Campos (PT) explica que “os artigos 5o e 6o trazem inovações à Lei 4830/2016, que institui o Plano de Mobilidade Urbana de Contagem (PLANMOB)” e “as definições presentes no PLANMOB impedem a determinação, prematura e de forma definitiva, independentemente de estudos técnicos específicos, de adoção de uma solução única de acesso e mobilidade (ciclovias) para todos os casos, devendo ser observado o conjunto organizado e coordenado dos modos de transporte, serviços e infraestrutura em cada situação”.

Durante a apreciação dos vetos, o autor do projeto se manifestou, explicando que a Lei já foi publicada sem os dois artigos, e que concorda que esses dispositivos poderiam gerar questionamentos legais. “De qualquer forma, a Política de Mobilidade por Bicicletas foi preservada em sua essência, e é uma lei importante e moderna, que busca a valorização e o incentivo à utilização desse meio de transporte e de lazer na cidade”, pontuou Carlin Moura.

Com a aprovação unânime do veto parcial, a nova lei já está valendo, sem a previsão de ciclovias nas obras de vias públicas, mas com uma série de diretrizes e ações no sentido de estruturar a cidade para facilitar a utilização da bicicleta e incentivar as pessoas a pedalar. Há previsão do fomento à realização de passeios ciclísticos; de promoção do fechamento de vias nos finais de semana para estimular a prática como lazer; de priorização da instalação de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários; de promoção da integração com o transporte público; e campanhas educativas; entre outras ações.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem