ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Contagem deve instituir semana de combate à depressão

5 de setembro, por Leandro Perché

O Legislativo de Contagem votará, nesta terça-feira (06/09), em segundo turno e redação final, um projeto de lei (PL) que institui, no calendário oficial do município, a Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Depressão.

Aprovado na primeira rodada de votação, na última semana, o PL 126/2022 foi proposto pela vereadora Daisy Silva (Republicanos) e pode se converter em importante reforço para a abordagem da saúde mental do município, sobretudo neste mês, em que é realizada a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

De acordo com a matéria, a nova campanha seria promovida anualmente na semana em que ocorrer o Dia Mundial da Saúde (07 de abril), com a realização de uma série de ações e atividades voltadas para a divulgação de informações sobre a depressão com o objetivo de combater o preconceito e incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento dessa doença.

Em justificativa que acompanha o projeto, a autora explica que “dados da OMS apontam o crescimento de 18,4% no número de pessoas com depressão nos últimos dez anos, correspondendo a um total de 322 milhões de casos”. E o cenário é ainda mais grave, considerando o período da pandemia, com tantas mortes, confinamento, isolamento social e aumento do desemprego.

Durante o debate e apreciação em primeiro turno, Daisy Silva falou sobre a importância da iniciativa. “O intuito é a divulgação das formas de prevenção e de combate à depressão, pois ainda temos um estigma muito grande de que depressão é frescura, e isso torna muito difícil o diagnóstico e o tratamento. O Brasil é o país com mais casos na América Latina e precisamos avançar muito ainda nesse sentido. Então, que esta semana seja também de prioridade para os tratamentos psicológicos e psiquiátricos na rede pública”, explicou a autora.

Se aprovado em segundo turno, o PL segue para a Prefeitura de Contagem, e entra em vigor a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem