ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto de Lei pretende fomentar agricultura familiar em Contagem

22 de setembro de 2022, por Leandro Perché

Deve ser instituída, nas próximas semanas, em Contagem, a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. Trata-se de um projeto de lei (PL) aprovado em primeiro turno  nessa terça-feira (20/09) na Câmara, que tem por objetivo estimular os pequenos produtores e as cooperativas familiares agrícolas; fomentar a organização e a modernização da produção; e favorecer o escoamento e a aquisição dos produtos pelo poder público.

Proposto pela vereadora Moara Saboia, o PL 229/2021 segue a linha de outros projetos apresentados pela mesma autora. Entre eles, um que deu origem à Lei 5182/2021, instituindo o programa de incentivo à prática de compostagem de resíduos orgânicos em domicílios, instituições públicas e privadas, e condomínios residenciais. Outros dois deram origem às leis 5274 e 5286 do ano de 2022, que tratam, respectivamente: da Política de Incentivo e Fomento a Hortas Comunitárias e Quintais Produtivos Agroecológicos; e da Política Municipal de Incentivo e Fomento às Feiras Livres de Produtos Orgânicos.

O novo projeto utiliza legislações federais e estaduais para definir quem pode ser classificado como agricultor familiar, tanto rural como urbano; além de incluir, entre os possíveis beneficiados, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores artesanais, indígenas e integrantes de comunidades tradicionais.

A principal medida estabelecida pelo PL é que o Município deve aplicar, na aquisição de produtos de agricultores familiares, no mínimo 30% dos recursos destinados à compra institucional de gêneros alimentícios e sementes. Isso inclui ações de promoção de segurança alimentar, além de abastecimento da rede socioassistencial, de estabelecimentos de alimentação e nutrição, da rede pública de educação e das demais instituições públicas.

Em texto que acompanha a matéria, a autora destaca que o projeto “considera que o apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local, pela agricultura familiar e pelos pequenos empreendedores rurais, é objetivo da política pública, visando fomentar e potencializar a comercialização da produção agrícola de assentados, quilombolas e agricultores familiares tradicionais, explorando oportunidades dentro do próprio governo municipal”.

O PL traz uma série de regras a serem cumpridas pelos agricultores familiares para estarem aptos a fornecer para a administração municipal, bem como para que a Prefeitura faça a gestão dessa política. Por orientação da Procuradoria, para garantir a constitucionalidade do projeto, foi aprovada uma emenda da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara que retira artigos que criariam a responsabilidade para o Executivo de criar e gerir cadastro dos participantes.

Na próxima semana, o projeto deve ser apreciado em segundo turno e redação final e, caso seja aprovado, segue para a sanção da Prefeitura, que ficará responsável pela regulamentação da Lei, incluindo normas sobre a formação de um colegiado para gestão da nova política, sobre a instituição de instâncias e processos de fiscalização e controle social, entre outras.

Veja mais notícias

Vereadores debatem meia-entrada em eventos para profissionais de saúde

Projeto de Lei teve sua votação adiada para a próxima semana, por causa de debate sobre os impactos da medida no setor de eventos. Está na pauta d...

14 de novembro, por Leandro Perché

Contagem ganha mais 21 filhos ilustres em solenidade na Câmara

Em noite memorável nesta quinta-feira (13/11), 21 personalidades foram agraciadas, em solenidade na Câmara Municipal, com o Título de Cidadania Hon...

13 de novembro, por Leandro Perché

Projeto de lei busca garantir espaço para pessoas idosas na produçã...

Foi aprovado, em segundo turno e redação final, na reunião plenária da última terça-feira (11/11), o Projeto de Lei nº 321/2025, de autoria do vere...

13 de novembro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem