ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Empresas de ônibus terão isenção de imposto em Contagem

5 de outubro de 2022, por Leandro Perché

O projeto do Executivo foi aprovado com emenda da Câmara que determina contrapartidas para que as empresas sejam beneficiadas com a isenção do ISSQN.

Com o objetivo de garantir uma prestação de serviços com mais qualidade para os usuários do transporte público municipal, a Câmara de Contagem aprovou, nesta terça-feira (04/10), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 20/2022, que concede isenção de 24 meses no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para as empresas de ônibus que atuam no município.

Também conhecido como ISS, o imposto é um tributo que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos. Ele é recolhido pelos municípios sobre uma extensa lista de atividades – desde serviços de programação, transporte, comunicação, advocacia, terapias, até franquias.

Proposta pelo Executivo, a matéria representa mais uma medida da Prefeitura para “garantir o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos e cobrir os custos dos serviços, sem a necessidade de aumento de tarifa”. Em setembro, o Legislativo já havia aprovado projeto que deu origem à Lei 5304/2022, que autoriza o Executivo a subsidiar a gratuidade do serviço público de transporte coletivo de passageiros do Município para as pessoas com deficiência.

De acordo com a prefeita Marília Campos, “o projeto de lei se justifica pela necessidade de atender à população, possibilitando a manutenção do serviço de transporte público urbano de passageiros”. Em mensagens que acompanham o PLC, ela acrescenta que o impacto da isenção pode ultrapassar R$ 2 milhões, mas que a mudança “não configura infração à Lei de Responsabilidade Fiscal, haja vista que o impacto do benefício não comprometerá o alcance das metas fiscais estabelecidas, assim como pelo incremento de receita decorrente de outras arrecadações tributárias”.

Emendas e contrapartidas

Durante a apreciação do PLC em primeiro turno, no dia 20 de setembro, os vereadores aprovaram uma emenda proposta pelos vereadores Denilson da Juc (Pros), Léo da Academia (PL) e Ronaldo Babão (Cidadania). Ela estabelece exigências que as empresas terão que cumprir para que sejam beneficiadas pela isenção do imposto: os veículos devem ser emplacados em Contagem; e as empresas não podem ter débitos financeiros com o Município.

Ronaldo Babão pediu a palavra para explicar que a emenda é fruto da parceria dos três parlamentares, na luta por melhorias do transporte público – o que já, inclusive, gerou a realização de uma audiência pública e outros projetos sobre o tema. “A emenda é de grande importância, pois o emplacamento na cidade vai gerar recursos; e a exigência da Certidão Negativa de Débitos vai proteger o Município contra a inadimplência dessas empresas”, destacou.

Outra emenda foi apresentada pelo vereador Pastor Itamar (PSC), estendendo a isenção para as escolas particulares, “devido aos prejuízos com a interrupção das aulas presenciais durante a pandemia”. No entanto, após muito debate, o autor pediu sua retirada de pauta, pelo fato dessa alteração ser considerada ilegal pela Procuradoria Geral e pela Comissão de Legislação e Justiça.

Por fim, a presidente dessa Comissão, vereadora Daisy Silva (Republicanos), pontuou a grande necessidade de se cobrar, das empresas de ônibus, melhorias nos veículos e nos serviços prestados.

“Todos sabem da luta desta Casa com relação ao transporte público, que está sucateado, que é uma vergonha no atendimento ao usuário, que é alvo de reclamação constante em relação ao estado dos ônibus e ao quadro de horários, sem viagens aos domingos; e a situação piorou com a pandemia. No texto original, não tínhamos uma contrapartida das empresas. Por isso, conversei com a prefeita, e ela se mostrou sensível à questão, para debatermos com a Transcon e com as empresas no sentido de que esse benefício concedido se reverta em melhorias para os usuários”, desabafou.

Veja mais notícias

Vereadores aprovam passeio ciclístico que alia mobilidade e proteçã...

Com o objetivo de incentivar o uso de bicicletas como uma alternativa de mobilidade mais ambientalmente sustentável e benéfica para a saúde, o Legi...

17 de setembro, por Leandro Perché

PL cria Mês da Enfermagem em Contagem

A Câmara de Contagem tem se notabilizado nos últimos anos pela aprovação de políticas voltadas para saúde pública. Só em 2025, os vereadores aprova...

17 de setembro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha reforço no combate ao preconceito de idade

Cerca de 16% da população brasileira é composta por pessoas com 60 anos ou mais, e a tendência é que essa porcentagem cresça a cada ano, podendo ch...

16 de setembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem