ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Secretário fala sobre a situação da Saúde em Contagem

5 de novembro de 2014, por lorena.carazza

Em reunião com os vereadores, o secretário Evandro Silva abordou questões como obras e medicamentos das Farmácias Distritais da cidade

A última reunião plenária desta terça-feira (04) foi marcada pela discussão a respeito da situação alarmante da Saúde em Contagem. O vereador Rodinei (PT) usou a tribuna para relatar que na segunda-feira (03) visitou três farmácias Distritais da Regional Vargem das Flores e, na ocasião, encontrou várias pessoas chorando pela falta de medicamentos básicos que a Secretaria Municipal deve fornecer à população.

A discussão do tema foi endossada pelos vereadores Zé Antônio do Hosp. Santa Helena (PT), Alex Chiodi (SDD), Obelino Marques (PT) e Arnaldo de Oliveira (PTB), que também fizeram apontamentos sobre esta e outras situações preocupantes da Saúde de Contagem. Eduardo Sendon (PSDB) se colocou à disposição para dialogar com a Secretaria de Saúde do Estado, para ajudar no que diz respeito à responsabilidade dela sobre os problemas colocados pelos parlamentares.

Reunião com o Secretário de Saúde

Atendendo prontamente ao convite, na mesma tarde Evandro Silva se reuniu na Presidência da Câmara com alguns membros da Comissão Externa de Saúde da Casa e com outros vereadores interessados na questão. Ele abordou os principais desafios e problemas da Secretaria Municipal de Saúde, cuja direção, desde o começo da administração de Carlin Moura, já contou com quatro secretários diferentes.

Segundo Evandro, que assumiu a Pasta há 90 dias, a Secretaria passa por uma fase de diagnóstico de sua situação, e que há um diálogo constante com o SindSaúde de Contagem para que a relação entre ela e os mais de 5 mil servidores da Saúde, entre efetivos, comissionados e terceirizados, seja a mais proveitosa possível.

Outro assunto foi a promessa de campanha do prefeito Carlin Moura – as 30 horas para o quadro administrativo da Saúde. Evandro contou que este projeto será encaminhado ainda este ano para a apreciação da Câmara.

Medicamentos Faltosos

O secretário de Saúde começou a abordagem deste tema explicando que as Farmácias Distritais da cidade e a Rede de Urgência e Emergência demandam uma lista de 209 medicamentos de atenção básica. Destes 209, 53 estão em falta. 49 são de responsabilidade de compra do município, e o pregão licitatório já está marcado. Os outros quatro são repassados pelo Governo do Estado, mas Evandro disse não poder dar uma previsão de abastecimento deles.

De acordo com o secretário, houve um atraso neste processo licitatório dos medicamentos, que compreende um processo de 90 a 120 dias. “Fora isso, há os que entram com recursos, e ainda há, neste processo, um período de análise do medicamento fornecido. Depois vem a homologação da licitação e, em alguns casos, os laboratórios ainda pedem um prazo pra entregar os medicamentos. Este processo causou contratempos”, Explicou o secretário.

Apesar disso, a previsão é que dentro de 30 dias esses medicamentos faltosos da atenção básica que são de responsabilidade do Governo Municipal estejam já disponíveis para a população.  Sobre a falta de insumos básicos no Hospital Municipal, denunciada pelo vereador Zé Antônio do Hosp. Santa Helena, Evandro garantiu que é uma questão já superada.

Obras Inacabadas

Diante do atraso nas obras do Centro Materno-Infantil e da UPA JK, dois equipamentos de Saúde tão esperados pela população e que tiveram suas construções iniciadas durante o mandato de Marília Campos (PT), em 2011, o secretário explicou que até metade do ano que vem elas serão inauguradas.

Sobre a UPA JK, que vai ser transferida para a Avenida João César de Oliveira e consideravelmente expandida, Evandro explicou que foi necessário fazer um distrato com a empreiteira que havia ganhado a licitação. Segundo ele, a obra começou em maio de 2011 e a previsão de conclusão era de 18 meses, mas no início de 2013, quando Carlin Moura assumiu a Prefeitura, pouco mais de 30% da obra havia sido concluída.

Hoje, segundo o secretário, a obra está em cerca de 60%, mas o distrato foi feito em setembro deste ano e o edital para a contratação da empreiteira que vai finalizar a obra já foi publicado. Após a conclusão do processo licitatório, Evandro afirmou que a obra funcionará em dois turnos e que será entregue em quatro meses.

O Centro Materno-Infantil, de acordo com Evandro, apresentou problemas graves na concepção do projeto, embora a empreiteira que trabalha na obra esteja atuando regular e ininterruptamente. “Recebemos a obra 45% concluída, mas o atraso se deve à necessidade de uma revisão total do projeto, que foi feita por engenheiros de fora da Prefeitura”, explicou o secretário, destacando que a inauguração do equipamento deverá ser feita em abril do ano que vem.

Sobre as Unidades Básicas de Saúde, o secretário falou que cinco delas estão com as obras em andamento e com previsão de término já em janeiro de 2015. No ano que vem, outras 13 UBSs terão suas obras iniciadas, terminando o próximo ano com 18 novas Unidades Básicas em Contagem. Fora isso, há emendas de Deputados que garantirão a construção de mais quatro UBSs.

Outras Questões

Para o Secretário, o grande destaque do próximo ano é o início das obras do novo Centro Especializado de Reabilitação que será construído no bairro Europa, em Contagem, com recursos Federais e do Tesouro Municipal. A classificação do centro é tipo IV, a mais completa no atendimento às modalidades de reabilitação. Serão atendidos pacientes para reabilitação física, visual, intelectual e auditiva. Segundo Evandro, a Prefeitura já finalizou o projeto e já se prepara para o lançamento do edital de licitação.

Sobre outra denúncia feita pelo vereador Zé Antônio do Hosp. Santa Helena do sucateamento de móveis do Hospital Municipal, o secretário disse desconhecer tal situação, mas se empenhará em apurar a questão. Outro ponto abordado foi a falta de leitos na cidade, assumida pelo secretário. “É fato que Contagem tem um déficit enorme de leitos. Temos 500 e o ideal seria 1.300.”

Por fim, Evandro esclareceu que as obras, apesar de serem da Saúde, são de responsabilidade de execução da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, e é ela quem determina os prazos para conclusão delas. Então, os vereadores terminaram a reunião solicitando um próximo encontro com Evandro, que dessa vez virá acompanhado do secretário de Obras, Luis Eustáquio Magalhães.

Veja mais notícias

Transparência no SUS: PL da Câmara propõe que contagenses possam co...

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais articulados sistemas de saúde pública do mundo. Desde procedimentos simples da atenção básic...

13 de junho, por lorena.carazza

Câmara cria Procuradoria de Proteção à Criança e ao Adolescente

A proteção à criança e ao adolescente é garantida pela Constituição Federal de 1988 e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069...

12 de junho, por Marco Túlio de Sousa

Legendários têm atuação reconhecida pela Câmara

Os vereadores de Contagem aprovaram nesta terça-feira, 10/06, o Projeto de Lei 023 de 2025, que institui o Dia Municipal dos Legendários de Contage...

12 de junho, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem