ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores mantêm veto a emendas do projeto de servidores da Saúde

9 de março de 2023, por Leandro Perché

Foi derrubada emenda que determinava prazo para o Executivo encaminhar à Câmara projetos de valorização de algumas categorias da Saúde, mas o compromisso é que cheguem à Casa ainda no primeiro semestre deste ano.

Em novembro do último ano, a Câmara de Contagem aprovou um projeto do Executivo que tratava da valorização dos médicos do Município. Sob protestos de outros servidores da Saúde, como enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais, que queriam ser incluídos no texto, os vereadores acabaram anexando uma emenda que estabeleceria um prazo de 180 dias para a Prefeitura encaminhar um projeto de reajuste salarial para essas outras categorias.

Na época, o Executivo sancionou a matéria como Lei Complementar 342/2022, beneficiando os médicos, mas vetou essa alteração proposta pelos vereadores, bem como outra emenda parlamentar, que reduzia a carga horária dos motoristas do quadro da Saúde. De volta ao plenário nesta semana, o veto parcial foi mantido na Câmara, e as emendas arquivadas, com votos contrários apenas dos vereadores Abne Motta (DC), Hugo Vilaça e José Carlos (Avante).

Em justificativa ao veto, a prefeita Marília Campos esclarece que a proposição se refere à “organização e funcionamento dos serviços da administração municipal, a qual é matéria de competência privativa do chefe do poder Executivo”. E explica que as alterações propostas pelos vereadores são inconstitucionais pelo fato de alterar carga horária de servidores do Executivo e criar um compromisso que poderia gerar aumento de despesa para o Município.

Desta forma, o veto entrou em pauta na Câmara na segunda reunião ordinária deste ano, no dia 14 de fevereiro. E recebeu um pedido de vista – retirada de pauta e adiamento da votação por até 72 horas – para melhor discussão. Na ocasião, alguns vereadores se manifestaram sobre o tema.

“Esse veto atinge apenas as emendas propostas por esta Casa no intuito de incluir algumas categorias naquele projeto, para terem os reajustes e recomposições salariais. A Secretaria de Governo nos comunicou que, com esse veto, permaneceria o texto original, beneficiando apenas alguns servidores, mas com o compromisso da Prefeitura de encaminhar outros projetos contemplando as demais categorias – agentes de saúde, inspetores de vigilância sanitária, psicólogos”, explicou o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (SD).

Posteriormente, a matéria sofreria outro pedido de vista, sendo votado apenas nesta semana, com a manutenção do veto. A líder de governo, vereadora Moara Saboia (PT), tratou de tranquilizar as categorias ainda não contempladas. “Ainda faltam alguns projetos de valorização dos servidores, mas o compromisso é que cheguem nesta Casa para serem apreciados ainda no primeiro semestre”, concluiu.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem