ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão divulga cronograma de tramitação do Plano Diretor

14 de março de 2023, por Leandro Perché

Estão previstas reuniões setoriais e duas audiências públicas antes da votação do Plano Diretor, que deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano

A Comissão Especial do Plano Diretor da Câmara de Contagem divulgou, durante a plenária desta terça-feira (14/03), o cronograma de atividades previstas para a promoção de um amplo e inclusivo debate de propostas e contribuições para compor o Plano Diretor Municipal.

Entregue ao Legislativo pela Prefeitura de Contagem em novembro, a proposta é tratada no Projeto de Lei Complementar 28/2022, que é resultado das deliberações realizadas, por quase um ano, no âmbito da IV Conferência de Política Urbana. Trata-se de um instrumento de planejamento e regulação da política urbana, que contém as normas fundamentais de ordenamento da cidade.

A Comissão, formada pelos vereadores Daniel do Irineu (presidente), Léo da Academia (vice-presidente), Vinícius Faria (relator), Gegê Marreco e Daisy Silva, e acompanhada pelos líderes de governo, Moara Saboia e Teteco, iniciou seus trabalhos na última semana. E já nesta terça-feira (14) passa a receber as inscrições para as consultas populares, pela ouvidoria da Câmara ou pelo e-mail comissaoplanodiretor@cmc.mg.gov.br. Essa fase vai até o dia 27 deste mês, e essas as reuniões acontecem entre os dias 04 e 28 de abril, após a realização da audiência pública inicial (28/03) para apresentação do texto original.

“É um processo importante, que estamos procurando revestir de ampla participação popular. O projeto anterior foi aprovado há poucos anos, com muitos problemas e erros, e a atual gestão tem se preocupado bastante em corrigi-los com muito critério e participação. O objetivo da Comissão é ouvir a comunidade, as pessoas, os empreendedores e diferentes segmentos sociais, promovendo um amplo debate, para construir um plano inclusivo e que permita o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, explicou Daniel do Irineu.

O presidente da Comissão destacou que a maior novidade no processo é a realização das reuniões setorizadas – de forma separada, sobre preservação ambiental; indústria e comércio; legalidade e constitucionalidade; e construção civil – além de receber contribuições e demandas do cidadão por meios diversos. Além disso, estão previstas a audiência pública inicial, para entender o texto do poder Executivo, e a final, para apresentar o projeto modificado.

Por fim, serão avaliadas as emendas propostas pelos vereadores e será apresentado um relatório final até o dia 26 de maio, para que o projeto possa ser votado ainda no primeiro semestre. “Temos a expectativa de entregar os pareceres no prazo estabelecido, para que possamos encerrar a tramitação. Agradeço a confiança, e colocamos a Comissão à disposição de todos que têm o interesse de debater e contribuir de forma democrática”, concluiu.

DATA  ATIVIDADE
14/03 Início das atividades.
14/03 a 27/03 Prazo de inscrições para as consultas populares setorizadas.
28/03 Audiência Pública para explicação do projeto.
04/04 a 28/04 Reuniões para promover Consultas Populares Setorizadas.
04/04 Reunião para promover Consulta Popular Setorizada – Preservação Ambiental.
11/04 Reunião para promover Consulta Popular Setorizada – Indústria e Comércio.
18/04 Reunião para promover Consulta Popular Setorizada – Legalidade e Constitucionalidade do PLC.
25/04 Reunião para promover Consulta Popular Setorizada – Construção Civil.
26/05 a 30/04 Organização e mobilização da Audiência Pública Final.
10/05 Prazo final para apresentação das emendas individuais dos vereadores.
11/05 Audiência Pública Final.
12/05 a 25/05 Análise das emendas e elaboração do relatório final.
26/05 Entrega do Parecer Final.

 

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem