ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto reorganiza cargos da Secretaria Municipal de Cultura

21 de junho de 2023, por Leandro Perché

O secretário Municipal de Cultura, José Ramoniele dos Santos, ou professor Ramon, esteve na plenária e conversou com os vereadores antes da votação do projeto

Seguindo a reforma administrativa promovida pela atual gestão municipal, foi aprovado nesta semana, pela Câmara de Contagem, um projeto de lei complementar – PLC 08/2023 – que promove uma readequação na estrutura da Secretaria Municipal de Cultura. A matéria, sobretudo, reorganiza o quantitativo de cargos, considerando que, no final de 2021, foi aprovado o desmembramento da antiga Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Juventude em duas pastas.

De acordo com a prefeita Marília Campos, em mensagem que acompanha o projeto, o objetivo das alterações é “criar condições para otimizar a gestão e o desempenho dos trabalhos executados, a fim de proporcionar a realização do interesse público”. Ela completa que “a estrutura atual não reflete as necessidades, a complexidade e a amplitude do fazer cultural do Município”.

Dessa forma, o PLC altera o Anexo IV da Lei Complementar 247/2017, que trata da Organização da Administração Direta e Indireta do Executivo, distribuindo os cargos da antiga Secretaria de Cultura, Esportes e Juventude – que eram 44 no total, pela LC 247 – entre as duas atuais secretarias: de Cultura e de Esportes e Lazer. A primeira passa a ser composta por 35 cargos e sete gratificações; e a segunda, por 20 cargos e duas gratificações.

O documento anexo explica que o projeto “objetiva, ainda, a regularização da relação de cargos de provimento e gratificações estratégicas atribuída à Secretaria de Esportes e Lazer, que não foi publicada tanto à época da edição da Lei Complementar 313/2021 (que promoveu o desmembramento), quanto da edição da LC 344/2022 (que estabeleceu a nomenclatura do órgão)”.

Além disso, o PLC promove a redistribuição de cargos por níveis de vencimento. O impacto estimado é de cerca de R$ 1 milhão por ano. “A reforma administrativa é de baixo impacto financeiro e resultará em uma relação absolutamente favorável de custo-benefício para o poder público local”, completa.

Por fim, a justificativa pontua que “a nova estrutura possibilitará uma melhor busca de novos parceiros para viabilizar eventos, projetos e programas atualmente limitados pela indisponibilidade financeira; possibilitará melhor gestão de recursos próprios e transferidos pelos demais entes federados, como os advindos das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, possibilitando uma gestão mais eficiente dos equipamentos culturais do município, vários deles tombados, como o Centro de Memória do Trabalhador, o Centro Cultural Firmo de Mattos, a Casa de Cultura Nair Mendes, a Casa dos Cacos, a Estação de Trem do Bernardo Monteiro, o casarão histórico do Parque Gentil Diniz, dentre outros”.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem