ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova repasse de complemento para piso da Enfermagem

19 de setembro de 2023, por Marco Túlio de Sousa

Depois de duas semanas de intensa discussão, a Câmara de Contagem aprovou nesta terça-feira (19/09), em segundo turno, o Projeto de Lei 013/2023, que autoriza o repasse da assistência complementar da União para pagamento do piso nacional de enfermeiros, parteiras, técnicos e auxiliares de enfermagem em Contagem, cumprindo, assim a Lei Federal 14.434/2022, que institui o piso salarial desses servidores.

O Projeto de Lei enviado pelo Poder Executivo recebeu parecer positivo dos parlamentares da Casa, contando com 100% dos votos favoráveis dos vereadores presentes nas duas reuniões. Entre as plenárias em que foi votada a matéria, a Comissão de Saúde da Câmara se mobilizou para debater a pauta com representantes da categoria.

No dia 11/09, os vereadores se reuniram com membros do Sind Saúde Contagem (Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde). Já no dia 18/09, a Câmara realizou uma audiência pública que contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, e da equipe técnica dessa Secretaria, além de diversos integrantes da categoria, que levantaram questionamentos.

Audiência pública debate o piso da Enfermagem no município de Contagem.

Nas duas ocasiões, os representantes dos enfermeiros alegaram que a complementação financeira não implicaria, de fato, o estabelecimento do piso, tendo em vista que não incorporaria ao salário e solicitaram informações sobre uma lista com valores a serem recebidos pelos profissionais que, segundo eles, continha erros. Na audiência, o secretário ressaltou o compromisso da Prefeitura com os profissionais e reforçou que é necessária maior garantia sobre a quantia que o município irá receber e “chegar a um consenso em relação à lei” para que não se corra o risco de a lei ser revogada futuramente.

Em justificativa que acompanha o projeto, a prefeita Marília Campos (PT) destaca que a matéria “visa à valorização dos profissionais de Enfermagem, garantindo-lhes melhor retribuição pecuniária pelos serviços de cuidados com a saúde ofertados aos munícipes e, assim, ao aprimoramento das políticas públicas assistenciais”.

Com a aprovação, a Câmara dá condições legais para que o Município possa efetivar o repasse dos valores referentes ao piso já no próximo pagamento. A previsão de impacto orçamentário é de mais de R$ 4 milhões por ano. O projeto segue agora para sanção da prefeita Marília Campos (PT) para entrar em vigor.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem