ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto incentiva proteção ao meio ambiente

18 de junho de 2025, por Marco Túlio de Sousa

Junho é um mês dedicado à promoção da causa ecológica. Na primeira semana, é celebrada a Semana Mundial do Meio Ambiente, que compreende o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. Essas e outras iniciativas neste mês tem por objetivo incentivar a reflexão sobre a causa, visando a preservação do planeta.

Somando-se a essas ações, a Câmara de Contagem aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 17/06, o Projeto de Lei 067 de 2025, que institui no calendário oficial de Contagem a campanha Junho Verde. De autoria da vereadora Moara Saboia (PT), o PL foi aprovado nos dois turnos por unanimidade.

Vereadora Moara Saboia (PT). Foto: Élis Junior.

O texto do projeto explica que a campanha visa ampliar a compreensão da população sobre a importância da preservação dos ecossistemas naturais e dos seres vivos. Para tanto, estabelece diversos objetivos, dentre eles: divulgar informações sobre o estado de conservação dos biomas brasileiros e meios de participação da sociedade para sua proteção; fomentar o turismo sustentável, a realização de atividades culturais e de educação ambiental, bem como o plantio de espécies vegetais nativas em áreas urbanas e rurais; sensibilizar a população acerca de práticas de consumo sustentáveis e ações de reciclagem e reutilização de materiais; conscientizar sobre a legislação ambiental relacionada ao tema; preservar a cultura de povos tradicionais e indígenas que habitam os biomas do país; e debater as mudanças climáticas e o uso racional da água.

Na mensagem que acompanha o PL, a parlamentar argumenta que “o Junho Verde tem como missão, promover e desenvolver ações de educação ambiental e sustentabilidade com apoio da sociedade civil, de forma a trazer conhecimento sobre os cuidados de preservação”. Segundo Moara, a ideia é que os órgãos públicos se comprometam com a causa e realizem atividades no referido mês, com destaque para o dia 5, que corresponde ao Dia da Ecologia e Dia Mundial do Meio Ambiente.

O projeto segue para sanção do Poder Executivo. Se houver veto, retorna ao plenário da Câmara para nova votação.

 

Compromisso com a causa ambiental

 

A Câmara de Contagem tem, historicamente, tido uma atuação de destaque na aprovação de políticas públicas voltadas ao cuidado e proteção do meio ambiente. Só este ano, mais de 40 proposições, entre projetos, requerimentos e indicações, foram apresentadas. Destaque para dois projetos que já se tornaram leis. São eles: a Lei 5589 de 2025, que institui o Dia de Mobilização para Plantio de Árvores no município, de autoria da vereadora Moara Saboia; e a Lei 5592 de 2025, que dispõe sobre a criação do Programa de Coleta Seletiva de Lixo Tecnológico, denominado Ecoponto Digital, proposto por Daniel Carvalho (PSD).

Conheça a seguir outras legislações aprovadas nos últimos anos:

  • Lei 5569/2025 – dispõe sobre a criação, o manejo, o comércio e o transporte de abelhas sociais nativas (meliponíneos) em Contagem.
  • Lei 5552/ 2025 – institui a Política Municipal de Proteção contra Enchentes e Tempestades para Desabrigados e Pessoas em Situação de Rua.
  • Lei 5481/2024 – dispõe sobre a Ação Animais de Praça e dá outras providências.
  • Lei Complementar 362/2023 – institui o Plano Diretor do Município de Contagem e dá outras providências.
  • Lei 5391/2023 – estabelece a Política de Fomento ao Turismo Rural na Agricultura Familiar do Município de Contagem.
  • Lei 5319/2022 – institui a Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas do Município de Contagem.
  • Lei 5314/2022 – institui a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar no Município de Contagem e dá outras providências.
  • Lei 5286/2022 – institui a Política Municipal de Incentivo e Fomento às Feiras Livres de Produtos Orgânicos no município de Contagem e dá outras providências.
  • Lei 5288/2022 – estabelece a Política Municipal de Mobilidade por Bicicletas.
  • Lei 5291/2022 – institui o “Programa Municipal Contagem mais Limpa”, por meio da varrição social, consistente em ações efetivas de sustentabilidade na área de limpeza urbana dos bairros e comunidades.
  • Lei 5274/2022 – institui o Programa de Hortas Comunitárias em Terrenos Sustentáveis e Quintais Produtivos Agroecológicos no município de Contagem.
  • Lei 5277/2022 – institui o Selo do Circuito Turístico Ambiental da Várzea das Flores no município de Contagem.
  • Lei 5211/2022 – dispõe sobre o Programa Municipal de Coleta, Reciclagem de Óleos e Gorduras Usadas de Origem Vegetal e Animal de Uso Culinário e seus Resíduos, com o objetivo e dispor sobre medidas de reaproveitamento a fim de minimizar os impactos ambientais que seu despejo inadequado pode causar.
  • Lei 5182/2021 – institui o Programa de Incentivo à Prática de Compostagem de Resíduos Orgânicos Domésticos em Domicílios, Instituições Públicas ou Privadas e Condomínios Residenciais no município de Contagem.
  • Lei 5180/2021 – institui a Política Municipal de Inclusão Social e Ambiental da Juventude e o Programa Agente Jovem Ambiental – AJA.

Leis de proteção animal.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem