Junho é um mês dedicado à promoção da causa ecológica. Na primeira semana, é celebrada a Semana Mundial do Meio Ambiente, que compreende o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. Essas e outras iniciativas neste mês tem por objetivo incentivar a reflexão sobre a causa, visando a preservação do planeta.
Somando-se a essas ações, a Câmara de Contagem aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 17/06, o Projeto de Lei 067 de 2025, que institui no calendário oficial de Contagem a campanha Junho Verde. De autoria da vereadora Moara Saboia (PT), o PL foi aprovado nos dois turnos por unanimidade.

O texto do projeto explica que a campanha visa ampliar a compreensão da população sobre a importância da preservação dos ecossistemas naturais e dos seres vivos. Para tanto, estabelece diversos objetivos, dentre eles: divulgar informações sobre o estado de conservação dos biomas brasileiros e meios de participação da sociedade para sua proteção; fomentar o turismo sustentável, a realização de atividades culturais e de educação ambiental, bem como o plantio de espécies vegetais nativas em áreas urbanas e rurais; sensibilizar a população acerca de práticas de consumo sustentáveis e ações de reciclagem e reutilização de materiais; conscientizar sobre a legislação ambiental relacionada ao tema; preservar a cultura de povos tradicionais e indígenas que habitam os biomas do país; e debater as mudanças climáticas e o uso racional da água.
Na mensagem que acompanha o PL, a parlamentar argumenta que “o Junho Verde tem como missão, promover e desenvolver ações de educação ambiental e sustentabilidade com apoio da sociedade civil, de forma a trazer conhecimento sobre os cuidados de preservação”. Segundo Moara, a ideia é que os órgãos públicos se comprometam com a causa e realizem atividades no referido mês, com destaque para o dia 5, que corresponde ao Dia da Ecologia e Dia Mundial do Meio Ambiente.
O projeto segue para sanção do Poder Executivo. Se houver veto, retorna ao plenário da Câmara para nova votação.
Compromisso com a causa ambiental
A Câmara de Contagem tem, historicamente, tido uma atuação de destaque na aprovação de políticas públicas voltadas ao cuidado e proteção do meio ambiente. Só este ano, mais de 40 proposições, entre projetos, requerimentos e indicações, foram apresentadas. Destaque para dois projetos que já se tornaram leis. São eles: a Lei 5589 de 2025, que institui o Dia de Mobilização para Plantio de Árvores no município, de autoria da vereadora Moara Saboia; e a Lei 5592 de 2025, que dispõe sobre a criação do Programa de Coleta Seletiva de Lixo Tecnológico, denominado Ecoponto Digital, proposto por Daniel Carvalho (PSD).
Conheça a seguir outras legislações aprovadas nos últimos anos:
Uma cidade que valoriza a própria cultura reconhece os talentos que a constroem. Com essa perspectiva, a Câmara de Contagem aprovou, na terça-feira...
Matéria aprovada na Câmara reduz a faixa de APP em torno de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas. Com o objetivo de conciliar o ordenamento...
Embora não haja estatísticas oficiais, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandon...