ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão de Cultura da Câmara fiscaliza reforma do casarão azul do Itaú

14 de maio de 2015, por Leandro Perché

Dando seguimento ao trabalho de fiscalização do patrimônio histórico e cultural de Contagem, a Comissão Externa de Cultura da Câmara Municipal – representada por seu presidente, Eduardo Sendon (PSDB), e seu vice, Daniel Carvalho (PV) – realizou, nesta quarta-feira (13), uma visita ao casarão que servia de prédio administrativo da antiga fábrica de cimento Itaú.

Localizado na Av. David Sarnoff, o prédio de 1948 é tombado pelo patrimônio histórico municipal e vem sendo reformado pelos proprietários para fins comerciais. E foi justamente essa obra que motivou a visita dos vereadores: em plenária realizada em abril, o vereador Alex Chiodi (SDD) levantou denúncias recebidas por seu gabinete, de que o casarão tombado estaria sendo descaracterizado pela reforma.

Os vereadores foram recebidos pelos proprietários do imóvel, Marcos Antônio da Silva e Girolamo Bevilaqua Neto, que apresentaram os projetos aprovados pelo Conselho Municipal de Cultura e do Patrimônio Ambiental e Cultural de Contagem (Compac) e toda a estrutura do prédio, além de relatar as fases e dificuldades da reforma.

Segundo os proprietários, a exigência do Compac seria a manutenção da fachada, além do piso e da parede do saguão, o que foi respeitado. O restante teve sua estrutura reforçada, adaptada para os critérios de acessibilidade e foram montados estandes para fins comerciais. “Tudo foi aprovado, e os técnicos do Compac fizeram mais de 10 visitas ao imóvel, além das várias reuniões que fizemos”, ressaltou Marcos Antônio.

O investimento na compra e reforma, de acordo com os proprietários, foi da ordem de mais de R$ 5 milhões. E a ideia é transformar o casarão em uma feira de produtos regionais, funcionando de sexta-feira a domingo, com 180 pontos de venda, incluindo 74 lojas internas, além das barracas na área externa. O empreendimento já teria alvará aprovado, e a expectativa é que gere mais de 350 vagas de emprego já a partir do mês de junho, quando deve entrar em funcionamento.

Ao final da visita, os vereadores constataram a regularidade do casarão, e ressaltaram a importância da constante fiscalização do patrimônio do Município. “É importante preservar a memória da cidade, mas também incentivar seu crescimento econômico, para gerar empregos. Por isso, acompanhamos de perto alguns prédios da cidade”, destacou Sendon. “Lutamos pela preservação da nossa história, e temos que dar uso a alguns equipamentos para não deixá-los abandonados”, completou Daniel Carvalho.

Veja mais notícias

Câmara aprova novo Código de Regularização de Edificações

Norma atualiza legislação municipal e busca simplificar procedimentos para a legalização de imóveis em Contagem Depois de mais de um mês de extens...

23 de outubro, por Lorena Carazza

Câmara de Contagem apoia campanha por repatriação de jovem morto no...

Legislativo Municipal recebeu os pais de Gabriel Oliveira e encaminhou documento pedindo a intervenção do Governo Federal no caso. Causou comoção,...

22 de outubro, por Leandro Perché

Alex Chiodi imortaliza seu nome na galeria de ex-presidentes da Câmara

O Legislativo de Contagem realizou, na manhã desta terça-feira (21/10), a solenidade de descerramento do quadro com o retrato oficial do vereador A...

21 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem