ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão de Cultura da Câmara fiscaliza reforma do casarão azul do Itaú

14 de maio, por Leandro Perché

Dando seguimento ao trabalho de fiscalização do patrimônio histórico e cultural de Contagem, a Comissão Externa de Cultura da Câmara Municipal – representada por seu presidente, Eduardo Sendon (PSDB), e seu vice, Daniel Carvalho (PV) – realizou, nesta quarta-feira (13), uma visita ao casarão que servia de prédio administrativo da antiga fábrica de cimento Itaú.

Localizado na Av. David Sarnoff, o prédio de 1948 é tombado pelo patrimônio histórico municipal e vem sendo reformado pelos proprietários para fins comerciais. E foi justamente essa obra que motivou a visita dos vereadores: em plenária realizada em abril, o vereador Alex Chiodi (SDD) levantou denúncias recebidas por seu gabinete, de que o casarão tombado estaria sendo descaracterizado pela reforma.

Os vereadores foram recebidos pelos proprietários do imóvel, Marcos Antônio da Silva e Girolamo Bevilaqua Neto, que apresentaram os projetos aprovados pelo Conselho Municipal de Cultura e do Patrimônio Ambiental e Cultural de Contagem (Compac) e toda a estrutura do prédio, além de relatar as fases e dificuldades da reforma.

Segundo os proprietários, a exigência do Compac seria a manutenção da fachada, além do piso e da parede do saguão, o que foi respeitado. O restante teve sua estrutura reforçada, adaptada para os critérios de acessibilidade e foram montados estandes para fins comerciais. “Tudo foi aprovado, e os técnicos do Compac fizeram mais de 10 visitas ao imóvel, além das várias reuniões que fizemos”, ressaltou Marcos Antônio.

O investimento na compra e reforma, de acordo com os proprietários, foi da ordem de mais de R$ 5 milhões. E a ideia é transformar o casarão em uma feira de produtos regionais, funcionando de sexta-feira a domingo, com 180 pontos de venda, incluindo 74 lojas internas, além das barracas na área externa. O empreendimento já teria alvará aprovado, e a expectativa é que gere mais de 350 vagas de emprego já a partir do mês de junho, quando deve entrar em funcionamento.

Ao final da visita, os vereadores constataram a regularidade do casarão, e ressaltaram a importância da constante fiscalização do patrimônio do Município. “É importante preservar a memória da cidade, mas também incentivar seu crescimento econômico, para gerar empregos. Por isso, acompanhamos de perto alguns prédios da cidade”, destacou Sendon. “Lutamos pela preservação da nossa história, e temos que dar uso a alguns equipamentos para não deixá-los abandonados”, completou Daniel Carvalho.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem