Foi aprovada neste mês na Câmara Municipal de Contagem uma nova lei que institui a Política de Tecnologia da Informação e Comunicação de Contagem. O objetivo é, pautado pela transparência e a desburocratização, organizar um sistema de gestão pública que atenda de forma mais eficaz o cidadão, utilizando as novas tecnologias.
Acompanhando a Política, serão criados também o Sistema de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação e o Comitê Executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito da Administração Pública Municipal. Todos esses instrumentos formam o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), desenvolvido em parceria com a Fundação João Pinheiro.
Entregue aos representantes da Câmara Municipal em junho, durante o Seminário Contagem Digital, o PDTIC foi aprovado por unanimidade em dois turnos neste mês de julho e, a partir de sua publicação no Diário Oficial de Contagem – o que deve acontecer nos próximos dias –, passa regular e direcionar as ações e a utilização dos recursos de TI e Comunicação no âmbito da Administração Pública Municipal.
Em mensagem que acompanha o projeto (PL 019/2015), o prefeito Carlin Moura (PCdoB) explica que a nova lei compõe uma série de medidas da Prefeitura para modernizar os processos e ações da administração pública.
“Na gestão do quadriênio 2013-2016, o Município apresentou, em seu planejamento estratégico, as diretrizes para a construção de uma administração pública moderna e focada em resultados. O propósito central é a modernização da administração pública e a prestação de serviços públicos com elevado nível de efetividade. O foco está na transformação da cidade e na geração de valor público para os cidadãos”, destacou.
Neste sentido, segundo Carlin Moura, é essencial o uso das tecnologias para melhor atender ao cidadão. “Contagem entende que é necessário intensificar o uso da tecnologia da informação e comunicação com vistas à criação de alguns pilares: gestão pública eficiente pautada em informações tempestivas e aptas para o processo decisório; aumento na eficiência e efetividade dos serviços públicos; integração de processos organizacionais para suporte às políticas públicas; uso efetivo das tecnologias para a inserção do município no contexto da Sociedade da Informação”.
O projeto foi bem recebido pelos vereadores. Durante o Seminário Contagem Digital, o 2º vice-presidente da Câmara, vereador Fredim Carneiro (PSDB), ressaltou sua importância. “Vejo com bons olhos o lançamento deste programa, pois sou um grande defensor da modernização da cidade, e temos gestores e cidadãos muito acostumados ao uso de tecnologia. Sabemos a eficiência de uma gestão que dispõe de tecnologia, na qual o cidadão pode ter a vida muito facilitada, tendo uma linha de atendimento e um melhor acesso aos serviços do Município”.
Objetivos do PDTIC
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...
A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...