A plenária da Câmara Municipal de Contagem recebeu, nesta terça-feira (25), a visita de 61 alunos da 4 Elementos Sítio Escola. Acompanhados da coordenadora Silvânia Soares e da professora Cristiane Rezende, os estudantes do 6º ao 9º ano do nível fundamental acompanharam os debates e votações dos vereadores sobre diversos temas de interesse da população.
A atividade faz parte da última etapa do projeto escolar Conselho de Desenvolvimento Sustentável (CDS), que discute, neste ano, a questão hídrica no Brasil. O encerramento será nos dias 17 e 18 de setembro no plenário da Câmara, onde os alunos debaterão propostas sobre o tema. Segundo a coordenadora da escola, a atividade é importante para “desenvolvimento da consciência política nos estudantes e para demonstrar a responsabilidade da participação nas decisões da sociedade”.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), ressaltou a importância da visita para a formação dos jovens. “Fico feliz em ver a presença desses estudantes aqui. Temos discutido muitos assuntos na Câmara e nas escolas, mas a política precisa de maior atenção. Importante criar uma consciência política, entender melhor nosso sistema eleitoral, para que a população participe de forma efetiva; e só com a educação podemos mudar o país”.
Debates na Câmara
A questão hídrica vem sendo tema constante de debates entre os vereadores, inclusive com a aprovação, na última semana, de um projeto de lei que trata do uso racional da água no Município. Outro projeto sobre a mesma matéria estava em pauta na reunião desta semana, e havia levantado o interesse dos estudantes e professores, mas teve sua tramitação suspensa, para que fosse melhor discutido e desenvolvido.
O autor de ambos os projetos sobre o tema, vereador Professor Irineu Inácio (PSDC), agradeceu a visita da escola 4 Elementos, destacou o trabalho de consciência ambiental com os estudantes, e falou sobre as matérias de sua autoria .
“Nosso projeto sobre a questão hídrica estava em pauta, mas fui procurado pela Fiemg, e achei interessantes suas propostas de alteração, para ampliar e melhorar ainda mais o projeto. Vamos nos reunir com eles e com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara nos próximos dias, e votaremos o projeto na próxima semana”, justificou.
“Aprovamos na semana passada outro projeto que trata da questão ambiental, do uso racional da água no município. É uma proposta que vem para lidarmos com a crise hídrica e com a urgência de nos educarmos para a necessidade de economia de água. Então, temos trabalhado nesta questão de colaborar para a preservação dos nossos recursos hídricos, dos nossos mananciais, pensando na sustentabilidade e na sobrevivência das próximas gerações”, concluiu Irineu.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...