A plenária desta semana na Câmara Municipal de Contagem foi marcada novamente por um anúncio de troca de partido. Depois de Beto Diniz, saindo do PCdoB para o PV, e de Isabella Filaretti, mudando do PTB para a Rede, Professor Irineu Inácio declarou publicamente sua alteração de partido, deixando o PSDC para se filiar ao PSD, legenda a qual pretende representar nas eleições para a Prefeitura de Contagem.
Utilizando a tribuna da Câmara, Professor Irineu contou um pouco de sua história e trajetória política em Contagem. Caminhada que passa por anos de dedicação à Funec (Fundação de Ensino de Contagem) como professor de Matemática e em cargos de direção; cumprindo o terceiro mandato no Legislativo, incluindo a presidência da Casa, no período de 2009 a 2012; e Secretaria Municipal de Administração por 14 meses, na gestão de Carlin Moura (PCdoB).
“Quero novamente colocar a minha experiência como político e gestor à disposição da cidade. Acredito que é preciso dar um novo rumo ao nosso município e isso se faz colocando a Prefeitura à serviço da população”, disse o pré-candidato a prefeito.
Após agradecer ao PSDC, legenda a qual se manteve filiado por 12 anos, Irineu citou a acolhida do PSD, principalmente em evento realizado na última segunda-feira (07), quando assinou a filiação pelo novo partido. Na ocasião, foi anunciada sua pré-candidatura à prefeito, apoiada por centenas de pessoas, incluindo os deputados federais Diego Andrade (PSD), Jaime Martins (PSD) e Marcelo Álvaro Antônio (PR).
“O partido me convocou para uma nova missão, e me coloquei à disposição como pré-candidato à Prefeitura de Contagem, para percorrer a cidade, ouvir as pessoas, entender o que deseja a população e qual seu sentimento, visando construir um grande projeto para esta cidade que nós amamos”, destacou.
O pré-candidato exaltou a presença de Marília Campos na reunião do PSD, principalmente porque a ex-prefeita seria sua referência de administração caso seja eleito. “A deputada e ex-prefeita esteve lá manifestando seu apoio a mim e a este momento da cidade. Seu legado deve ser resgatado, pois Marília representa tão bem o povo de Contagem na Assembleia Legislativa e, por dois mandatos, governou a cidade com gestão marcante, que mudou para melhor a vida das pessoas”.
Por fim, Irineu ressaltou que deseja ser líder de uma coalizão de partidos, instituições e pessoas que querem trabalhar por uma cidade melhor. “Precisamos oferecer serviços públicos de qualidade, melhorar arrecadação, tratar melhor o orçamento, potencializar recursos e reduzir gastos, valorizar o funcionalismo e fazer uma reforma administrativa de fato, que reduza a máquina pública e permita governar com austeridade, transparência, e que recupere a confiança dos contagenses. Quero construir esse consenso. Eu quero ser prefeito e cuidar bem das pessoas”.
Vereadores se pronunciam
Em aparte, o vice-presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (SD), parabenizou Irineu pela postura e pela coragem em assumir esse desafio. “Sei que não deve ter sido uma decisão fácil. Muitas vezes, os vereadores são muito cobrados para terem mais ousadia, e já tivemos prefeitos e deputados que saíram da Câmara, como Carlin Moura e Marília Campos. Desejo que essa decisão possa ter sido pensada para o bem do município, para trabalharmos o crescimento da nossa cidade”, declarou.
Chiodi comentou, ainda, sobre o caráter democrático dessa candidatura, pelo fato de o PT apoiar a administração do PCdoB, que deve buscar a reeleição com Carlin Moura, e a deputada estadual Marília Campos (PT) ter apontado o desejo de apoiar outro candidato.
O vereador Obelino Marques (PT) também se pronunciou, ressaltando que a candidatura pode acrescentar um fato novo nas eleições, e contribuir para a discussão mais profunda por uma cidade melhor. “Quanto mais nomes são colocados na disputa, mais fazemos um bom debate, e a sociedade precisa debater. Parabéns, e espero que você tenha propostas e uma real construção que fuja do ‘toma lá, dá cá’”.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...