ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Professor Irineu anuncia sua pré-candidatura à Prefeitura de Contagem pelo PSD

9 de março de 2016, por Leandro Perché

A plenária desta semana na Câmara Municipal de Contagem foi marcada novamente por um anúncio de troca de partido. Depois de Beto Diniz, saindo do PCdoB para o PV, e de Isabella Filaretti, mudando do PTB para a Rede, Professor Irineu Inácio declarou publicamente sua alteração de partido, deixando o PSDC para se filiar ao PSD, legenda a qual pretende representar nas eleições para a Prefeitura de Contagem.

Utilizando a tribuna da Câmara, Professor Irineu contou um pouco de sua história e trajetória política em Contagem. Caminhada que passa por anos de dedicação à Funec (Fundação de Ensino de Contagem) como professor de Matemática e em cargos de direção; cumprindo o terceiro mandato no Legislativo, incluindo a presidência da Casa, no período de 2009 a 2012; e Secretaria Municipal de Administração por 14 meses, na gestão de Carlin Moura (PCdoB).

“Quero novamente colocar a minha experiência como político e gestor à disposição da cidade. Acredito que é preciso dar um novo rumo ao nosso município e isso se faz colocando a Prefeitura à serviço da população”, disse o pré-candidato a prefeito.

Após agradecer ao PSDC, legenda a qual se manteve filiado por 12 anos, Irineu citou a acolhida do PSD, principalmente em evento realizado na última segunda-feira (07), quando assinou a filiação pelo novo partido. Na ocasião, foi anunciada sua pré-candidatura à prefeito, apoiada por centenas de pessoas, incluindo os deputados federais Diego Andrade (PSD), Jaime Martins (PSD) e Marcelo Álvaro Antônio (PR).

“O partido me convocou para uma nova missão, e me coloquei à disposição como pré-candidato à Prefeitura de Contagem, para percorrer a cidade, ouvir as pessoas, entender o que deseja a população e qual seu sentimento, visando construir um grande projeto para esta cidade que nós amamos”, destacou.

O pré-candidato exaltou a presença de Marília Campos na reunião do PSD, principalmente porque a ex-prefeita seria sua referência de administração caso seja eleito. “A deputada e ex-prefeita esteve lá manifestando seu apoio a mim e a este momento da cidade. Seu legado deve ser resgatado, pois Marília representa tão bem o povo de Contagem na Assembleia Legislativa e, por dois mandatos, governou a cidade com gestão marcante, que mudou para melhor a vida das pessoas”.

Por fim, Irineu ressaltou que deseja ser líder de uma coalizão de partidos, instituições e pessoas que querem trabalhar por uma cidade melhor. “Precisamos oferecer serviços públicos de qualidade, melhorar arrecadação, tratar melhor o orçamento, potencializar recursos e reduzir gastos, valorizar o funcionalismo e fazer uma reforma administrativa de fato, que reduza a máquina pública e permita governar com austeridade, transparência, e que recupere a confiança dos contagenses. Quero construir esse consenso. Eu quero ser prefeito e cuidar bem das pessoas”.

Vereadores se pronunciam

Em aparte, o vice-presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (SD), parabenizou Irineu pela postura e pela coragem em assumir esse desafio. “Sei que não deve ter sido uma decisão fácil. Muitas vezes, os vereadores são muito cobrados para terem mais ousadia, e já tivemos prefeitos e deputados que saíram da Câmara, como Carlin Moura e Marília Campos. Desejo que essa decisão possa ter sido pensada para o bem do município, para trabalharmos o crescimento da nossa cidade”, declarou.

Chiodi comentou, ainda, sobre o caráter democrático dessa candidatura, pelo fato de o PT apoiar a administração do PCdoB, que deve buscar a reeleição com Carlin Moura, e a deputada estadual Marília Campos (PT) ter apontado o desejo de apoiar outro candidato.

O vereador Obelino Marques (PT) também se pronunciou, ressaltando que a candidatura pode acrescentar um fato novo nas eleições, e contribuir para a discussão mais profunda por uma cidade melhor. “Quanto mais nomes são colocados na disputa, mais fazemos um bom debate, e a sociedade precisa debater. Parabéns, e espero que você tenha propostas e uma real construção que fuja do ‘toma lá, dá cá’”.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem