ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Troca de partidos continua na Câmara Municipal de Contagem

15 de março, por lorena.carazza

Ano de eleições municipais e o clima no Legislativo é de mudanças e adaptações. Na reunião ordinária desta terça-feira (15), mais um parlamentar anunciou sua troca de partido. Depois de Beto Diniz (PV), Isabella Filaretti (Rede) e Professor Irineu Inácio (PSD), agora foi a vez do vereador Rodinei Ferreira comunicar, em plenário, sua saída do Partido dos Trabalhadores.

Rodinei, que estava no PT desde 2009, falou sobre sua decisão, a princípio, amparado pela legislação e a janela partidária (PEC 182/2007), que permite a troca de partido por um período de 30 dias, a partir de 18 de fevereiro deste ano, sem punição ou perda de mandato.

Depois, fundamentou sua desfiliação com base na sua “coerência”, conforme ele mesmo disse, uma vez que sempre deixou explícita sua divergência no que diz respeito à decisão do partido em apoiar o atual governo municipal do PCdoB.

“Naquela ocasião, quando a maioria [do partido] decidiu compor o governo municipal, alertei, junto com Obelino [vereador pelo PT], com os deputados Durval Ângelo e Marília Campos, e com outras lideranças partidárias, que essa não era a melhor escolha. (…) Sendo assim, não posso ser incoerente. Disse, à época, que esse governo não representa o povo e acaba com a construção de um legado”, finalizou o parlamentar, remetendo aos oito anos (2005-2012) do governo de Marília Campos em Contagem.

Partido dividido

“Hoje, o PT é comandado por uma direção que conduziu, há pouco mais de um ano, o partido para o governo Carlin Moura e que, mais uma vez, deve usar o seu poder de maioria cartorial para impor os seus interesses”.

Com essas palavras, Rodinei explicitou, durante sua fala, que o PT em Contagem sofre uma divisão interna entre aqueles que apoiam a composição com o atual governo e aqueles que ainda defendem uma candidatura própria do partido nas próximas eleições.

Em novembro do ano passado, Rodinei chegou a colocar seu nome à disposição do partido para uma pré-candidatura à Prefeitura, fazendo duras críticas ao governo municipal e reforçando a necessidade, haja vista o cenário e a situação do PT a nível nacional, de fortalecer a sigla em todas as esferas.

O parlamentar disse, ainda, que o resultado deste processo foi o enfraquecimento do PT no município, além do afastamento do que ele chamou de “maior liderança petista da política partidária local”, se referindo à deputada estadual e ex-prefeita Marília Campos.

Frente de oposição liderada por Marília Campos

Diante da falta de consenso dentro do PT sobre a candidatura própria e seu rompimento com o partido, Rodinei anunciou a criação de uma Frente Ampla de Oposição em Contagem. Liderada pela ex-prefeita, o grupo articularia e reuniria partidos da base aliada dos governos Estadual e Federal para fazer oposição nas próximas eleições municipais.

Ainda sem confirmar o partido no qual deve se filiar, o vereador finalizou sua participação no Grande Expediente agradecendo ao PT e cedendo apartes aos ex-companheiros de partido, Zé Antônio do Hospital Santa Helena e Zé de Souza, atual presidente do PT em Contagem.

Zé Antônio parabenizou Rodinei pela forma como conduziu sua saída do PT, mas foi firme com relação à postura de Marília Campos. Para ele, a ex-prefeita, ao se negar a ser candidata novamente à Prefeitura de Contagem, teria traído o partido. “Além disso, o legado não é dela, o legado é do Partido dos Trabalhadores. Nossa companheira [Marília], se quiser um bem para essa cidade, que ela venha ser prefeita e administrar bem, como fez nos seus oito anos de mandato, e não vir e criticar, mas sim ajudar”. Zé de Souza finalizou a discussão agradecendo a Rodinei pela contribuição enquanto esteve no partido e desejando sucesso em sua nova caminhada.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem