Comissão visitará pontos críticos da cidade para avaliar e propor ações de acessibilidade e de aumento da segurança no trânsito para motoristas e pedestres.
Dando prosseguimento ao movimento “Maio Amarelo”, proposto para Contagem no início deste mês na Câmara, o vereador Arnaldo de Oliveira (PTB) se reuniu, nesta semana, com representantes do Conselho Municipal do Idoso (Comic); da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Atenção ao Idoso; da Secretaria de Saúde; e da Transcon (Autarquia de Trânsito e Transportes de Contagem).
O objetivo do encontro foi apresentar o movimento de abrangência mundial, que busca chamar a atenção para o alto índice de mortos, feridos e sequelados permanentes em acidentes de trânsito em todo o mundo. E buscar engajamento para que um requerimento apresentado na Câmara seja atendido, solicitando a extensão do tempo para a travessia dos sinais de pedestre da cidade e o rebaixamento do meio-fio nos locais de travessia, contemplando pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Arnaldo de Oliveira, que representa o Legislativo no Comic, explicou que seu requerimento é respaldado por um estudo da Universidade de São Paulo que mostra que 97% dos idosos não conseguem completar a travessia de ruas e avenidas no tempo programado do semáforo de pedestres. A pesquisa, feita com mais de mil idosos, teria mostrado que, em média, os temporizadores exigem que as pessoas atravessem as ruas em uma velocidade de 4,3 km/h, “mas a média de velocidade alcançada pelas pessoas com mais de 60 anos seria de cerca de 1,7 a 2,5 km/h”, conforme explicou o vereador.
Os presentes expuseram suas preocupações em relação ao tema, e propuseram algumas ações para buscar a redução do número de acidentes de trânsito no município. O presidente do Comic, Joaquim Gomes, destacou a necessidade de mudança no código de posturas, mas pontuou que alguns entendimentos com a Transcon e adequações de acessibilidade já representariam grandes avanços. Outros participantes destacaram a urgência de campanhas de conscientização entre os grupos de convivência do município e de educação para o trânsito para motoristas e pedestres.
Ao final da reunião, os presentes concordaram em compor uma comissão que se reunirá com a Transcon na próxima semana, para buscar dados que suportem suas ações. A ideia é entender quais pontos da cidade são mais críticos em relação à travessia de pedestres, considerando fluxo de pessoas, tempo de semáforo e obstáculos para pessoas com mobilidade reduzida. Com essas informações em mãos, a comissão visitará esses locais para elaborar um relatório sobre os problemas e as possíveis soluções, para tornar mais seguro e acessível o trânsito de pedestres.
“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...
Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...
Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...