Dezenas de pessoas do Nacional e região tiveram a oportunidade, na manhã desta sexta-feira (26), de manifestar, para o poder público, suas demandas, necessidades, dúvidas e reclamações sobre diversos assuntos relacionados ao município. A equipe da Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem esteve na Praça Estrela Dalva, ouvindo a população, e dará encaminhamento e resposta às suas demandas nos próximos dias.
A maioria das manifestações se relacionou a reclamações e solicitações associadas à prestação de serviços públicos envolvendo diversos setores e secretarias da Prefeitura de Contagem, mas, sobretudo, em relação à cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) residencial.
Foi o caso do aposentado Eliseu Ferreira, morador do bairro Tijuca, que pagou a parcela única do imposto e, posteriormente, recebeu aviso de isenção. Ele recebeu orientações jurídicas da equipe da Ouvidoria, e pretende buscar o ressarcimento. “Vim buscar respostas para as minhas dúvidas, e espero que consiga resolver meu problema para que não saia prejudicado”, esclareceu.
O senhor Walter Edir de Lima, que está desempregado há cinco anos, utilizou dos serviços da Ouvidoria para buscar solução para uma consulta especial na área oftalmológica que, segundo ele, espera há mais de três anos. “Tenho sérios problemas nas vistas, mas não posso pagar pelos exames, por isso, dependo do SUS. Como já espero há muitos anos, acho ótimo ter a quem recorrer, quem nos oriente sobre o que fazer. O pessoal prometeu entrar em contato com a Secretaria de Saúde e me dar o retorno por telefone”, destacou.
Outros cidadãos se manifestaram em relação às condições das vias do bairro, ao trânsito intenso e à falta de sinalizações. O casal Dejanira Balbina Lanes e Norberto, moradores do bairro Estrela Dalva, por exemplo, reclamaram da grande quantidade de buracos nas vias do bairro e, particularmente, de um afundamento no asfalto na frente de sua residência.
O profissional de segurança particular Joaquim Gonçalves, morador do São Mateus, elogiou a iniciativa da Câmara. “Achei um trabalho muito interessante e eficaz, para aproximar os órgãos da comunidade, que precisa demais de informação, porque muitas pessoas não conseguem resolver seus problemas ou usufruir dos serviços públicos por falta de informação”, disse, acrescentando que tem acompanhado “o empenho do prefeito e do presidente da Câmara”.
A vereadora Glória da Aposentadoria (PRB), que tem atuação destacada na região, também prestigiou a ação itinerante da Ouvidoria Cidadã da Câmara.
Próximas ações
Foi a primeira ação itinerante da Ouvidoria após seu lançamento na regional Sede, e ela pretende percorrer, até o final do ano, todas as outras seis regionais da cidade. A próxima ação está prevista para o final de junho em local ainda a ser definido.
Todas as manifestações da população no evento – assim como aquelas que chegam por telefone (3359-8702), e-mail (ouvidoria@cmc.mg.gov.br), correio ou pelo sistema on-line – são registradas, e a Ouvidoria busca, de forma ativa, esclarecimentos diante dos órgãos e das autoridades competentes, para que o cidadão tenha resposta adequada e em tempo hábil.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...