ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Ouvidoria Cidadã dará encaminhamento e resposta às demandas do Nacional

26 de maio, por Leandro Perché

Dezenas de pessoas do Nacional e região tiveram a oportunidade, na manhã desta sexta-feira (26), de manifestar, para o poder público, suas demandas, necessidades, dúvidas e reclamações sobre diversos assuntos relacionados ao município. A equipe da Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem esteve na Praça Estrela Dalva, ouvindo a população, e dará encaminhamento e resposta às suas demandas nos próximos dias.

A maioria das manifestações se relacionou a reclamações e solicitações associadas à prestação de serviços públicos envolvendo diversos setores e secretarias da Prefeitura de Contagem, mas, sobretudo, em relação à cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) residencial.

Foi o caso do aposentado Eliseu Ferreira, morador do bairro Tijuca, que pagou a parcela única do imposto e, posteriormente, recebeu aviso de isenção. Ele recebeu orientações jurídicas da equipe da Ouvidoria, e pretende buscar o ressarcimento. “Vim buscar respostas para as minhas dúvidas, e espero que consiga resolver meu problema para que não saia prejudicado”, esclareceu.

O senhor Walter Edir de Lima, que está desempregado há cinco anos, utilizou dos serviços da Ouvidoria para buscar solução para uma consulta especial na área oftalmológica que, segundo ele, espera há mais de três anos. “Tenho sérios problemas nas vistas, mas não posso pagar pelos exames, por isso, dependo do SUS. Como já espero há muitos anos, acho ótimo ter a quem recorrer, quem nos oriente sobre o que fazer. O pessoal prometeu entrar em contato com a Secretaria de Saúde e me dar o retorno por telefone”, destacou.

Outros cidadãos se manifestaram em relação às condições das vias do bairro, ao trânsito intenso e à falta de sinalizações. O casal Dejanira Balbina Lanes e Norberto, moradores do bairro Estrela Dalva, por exemplo, reclamaram da grande quantidade de buracos nas vias do bairro e, particularmente, de um afundamento no asfalto na frente de sua residência.

O profissional de segurança particular Joaquim Gonçalves, morador do São Mateus, elogiou a iniciativa da Câmara. “Achei um trabalho muito interessante e eficaz, para aproximar os órgãos da comunidade, que precisa demais de informação, porque muitas pessoas não conseguem resolver seus problemas ou usufruir dos serviços públicos por falta de informação”, disse, acrescentando que tem acompanhado “o empenho do prefeito e do presidente da Câmara”.

A vereadora Glória da Aposentadoria (PRB), que tem atuação destacada na região, também prestigiou a ação itinerante da Ouvidoria Cidadã da Câmara.

Próximas ações

Foi a primeira ação itinerante da Ouvidoria após seu lançamento na regional Sede, e ela pretende percorrer, até o final do ano, todas as outras seis regionais da cidade. A próxima ação está prevista para o final de junho em local ainda a ser definido.

Todas as manifestações da população no evento – assim como aquelas que chegam por telefone (3359-8702), e-mail (ouvidoria@cmc.mg.gov.br), correio ou pelo sistema on-line – são registradas, e a Ouvidoria busca, de forma ativa, esclarecimentos diante dos órgãos e das autoridades competentes, para que o cidadão tenha resposta adequada e em tempo hábil.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem