ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão de Combate à Dengue inicia ações junto à Secretaria de Saúde

29 de maio de 2019, por Leandro Perché

O presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho (PV), esteve, na manhã desta quarta-feira (29), na Secretaria Municipal de Saúde, para apresentar a Comissão Especial de Combate à Dengue da Câmara e buscar informações sobre as ações do Município para acabar com os focos do mosquito Aedes aegypti e para o atendimento dos casos suspeitos.

Recebido pelo secretário Cleber de Faria Silva, o vereador, que propôs e é membro da Comissão, ressaltou a preocupação do Legislativo com o aumento de casos em Contagem, e a disposição em trabalhar para mudar essa realidade.

“É essencial que a Câmara se envolva no combate à dengue.  A prevenção é a melhor forma de combate, e é responsabilidade de todos nós. Para isso, é necessário conhecer ações simples de prevenção que podem fazer toda diferença. Pensando nisso, criamos a Comissão para que possamos, de forma especial, trabalhar junto com o Governo Municipal, com ações efetivas, na expectativa de que os números parem de crescer”, pontuou Daniel Carvalho.

Sobre os números de casos de dengue, o gestor da Saúde explicou que, “das grandes cidades da Região Metropolitana, Contagem é que tem o cenário mais favorável. Temos registradas duas mortes, mas de pacientes que não estavam em nossa rede”.

De acordo com Cleber de Faria, a vigilância epidemiológica tem trabalhado intensamente em campo com as “armadilhas” que identificam as regiões que necessitam de ações mais imediatas. E, a partir da avaliação, ocorrem as estratégias de bloqueio, de ataque, fumacê, mutirão de limpeza, além das visitas que são realizadas durante todo o ano e intensificadas neste período.

Ele destacou que uma importante estratégia do Município, que viria sendo apontada como referência para o Estado, foi a instalação de 30 unidades sentinelas nas Unidades Básicas de Saúde – estruturas provisórias montadas nas oito regionais, preparadas para atender pacientes com suspeita de dengue, que recebem hidratação e fazem exames para confirmar casos da doença.

“Um grande ganho para Contagem foram as sentinelas, que começamos a planejar em agosto do ano passado. Já existia, por parte dos especialistas, a indicação da epidemia no Brasil e em Minas, especificamente. Assim, as sentinelas deram um suporte muito grande para os pacientes na sua região, mais próximos de casa e de forma mais imediata, o que não impediu que as UPAS e a urgência ficassem cheias”, declarou Cleber.

Além disso, o secretário ressaltou que todo o Governo Municipal foi mobilizado, incluindo campanhas da Comunicação Social, e a previsão de ações nas escolas, voltadas para a conscientização sobre a doença e a prevenção.

Nesse sentido, Daniel Carvalho lembrou da participação da Câmara na função de informar a população, promovendo uma peça teatral sobre o assunto para estudantes de Contagem, debatendo a questão nas reuniões plenárias, realizando campanhas nas mídias sociais, e incluindo ações de conscientização na Ação Social realizada pela Ouvidoria no Industrial.

Por fim, o presidente da Câmara ressaltou que a Comissão, formada também pelos vereadores Alex Chiodi (SD), Capitão Fontes (MDB), Dr. Rubens Campos (DC), Xexéu (PTB) e Zé Antônio (PT), continuará em interlocução com a Secretaria, trabalhando juntos pela redução dos casos da doença.

Veja mais notícias

Projeto cria Dia do Escritor em Contagem

Uma cidade que valoriza a própria cultura reconhece os talentos que a constroem. Com essa perspectiva, a Câmara de Contagem aprovou, na terça-feira...

12 de dezembro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto delimita áreas de preservação ambiental urbana em Contagem

Matéria aprovada na Câmara reduz a faixa de APP em torno de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas. Com o objetivo de conciliar o ordenamento...

10 de dezembro, por Leandro Perché

Dezembro Verde: ações da Câmara contra o abandono e maus-tratos aos...

Embora não haja estatísticas oficiais, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandon...

9 de dezembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem