ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara comemora 103 anos de Contagem com Mérito Legislativo

1 de setembro, por lorena.carazza

Em comemoração aos 103 anos de emancipação político-administrativa de Contagem, a Câmara Municipal homenageou 18 personalidades e uma instituição com o diploma de Mérito Legislativo na noite da última sexta-feira (29). A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos dos homenageados, além dos vereadores, autoridades, e do prefeito Carlin Moura.

Determinado pela Lei nº 1970, de julho de 1989, o Diploma de Mérito Legislativo condecora pessoas físicas e entidades que tenham prestado ou vêm prestando relevantes serviços ao município de Contagem. Entregue uma vez por ano, sempre próximo ao aniversário da cidade – 30 de agosto, tem como objetivo reconhecer aqueles que desenvolvem atividades que contribuem para o engrandecimento de Contagem.

A abertura foi feita pelo presidente da Casa, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB), que saudou a todos os presentes e destacou a importância da que os homenageados da noite têm para o município. “Contagem tem sido um exemplo de desenvolvimento, com seu povo generoso, hospitaleiro e cordato, que recebe os que aqui aportam de braços abertos, buscando se unir a eles, para juntos construírem uma sociedade com mais justiça social e força de trabalho”, concluiu Teteco.

Entronização dos ex-presidentes

Como parte das comemorações, a Câmara promoveu também a entronização, na Galeria de Honra da Câmara, dos retratos dos ex-presidentes Avair Salvador de Carvalho (Gordo do Riachinho) e vereador Professor Irineu Inácio da Silva (PSDC).

O primeiro foi vereador de  1993 a 2012, tendo presidido a Casa no biênio 2007/2008; e, após ser reeleito para o seu sexto mandato, em 2012, Gordo do Riachinho acabou falecendo antes de poder tomar posse. Já o professor Irineu é vereador desde 2005, está atualmente em seu terceiro mandato, e foi presidente no quadriênio 2009/2012.

Quem falou em nome do ex-vereador Gordo do Riachinho foi seu filho, Avair Salvador de Carvalho Junior. Muito emocionado, ele contou um pouco da trajetória de trabalho do seu pai e lembrou que a última vez em que havia entrado na Câmara foi justamente para o velório do ex-presidente, em 24 de dezembro de 2012.

“Não está sendo fácil voltar, mas quero agradecer a todos em nome da minha família. Nos vinte anos em que meu pai foi vereador ele deixou aqui muitos amigos, e a eles eu quero também agradecer. Por mais que esteja emocionado, estou feliz, por saber que posso trazer minha filha aqui para ver esta foto e assim ela vai saber o avô que teve”, finalizou Juninho, apelido pelo qual é conhecido.

Já o vereador Professor Irineu Inácio, acompanhado da esposa e de seus filhos, agradeceu a sua família, aos funcionários e, acima de tudo, aos colegas vereadores que por dois mandatos o elegeram como presidente. “O momento é carregado de muita emoção, porque todos nós sabemos da importância de ser eleito vereador numa cidade do tamanho de Contagem e, mais ainda, da importância de presidir esta Casa. Foi uma honra ocupar este cargo entre 2009 e 2012”.

O vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), em nome do Legislativo, parabenizou o vereador Irineu Inácio, destacando o êxito que teve em sua passagem como presidente da Câmara. Por fim, Arnaldo relembrou momentos marcantes do amigo e colega de trabalho Avair Salvador de Carvalho.

Confira a lista dos homenageados com o diploma de Mérito Legislativo 2014:

– Rogério Reis (Indicado pelo vereador Alex Chiodi)

– José do Carmo Lopes – Zelú (Indicado pelo vereador Arnaldo de Oliveira)

– Sargento Giovani Pierri dos Santos (Indicado pelo vereador Capitão Fontes)

– WV e Empreendimentos Ltda (Indicada pelo vereador Decinho Camargos)

– José Carlos Juca Camargos (Indicado pelo vereador Eduardo Sendon)

– Armindo José Neto (Indicado pelo vereador Leo Motta)

– Marcos Antônio da Silva (Indicado pelo vereador Fredim Carneiro)

– Garcias Moreira de Carvalho (Indicado pelo vereador Gil Antônio Diniz – Teteco)

– Dalmy Freitas de Carvalho (Indicado pelo vereador Professor Irineu Inácio da Silva)

– Silvana Rodrigues de Souza Ribeiro (Indicada pelo vereador Jair Tropical)

– Coronel QOR BM João Batista de Sousa (Indicado pelo vereador Caxicó)

– Rotary Club de Contagem Sede (Indicado pelo vereador Beto Diniz)

– Geraldo Luis Martuchelli (Indicado pelo vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena)

– José Ramonielli dos Santos – Professor Ramon (Indicado pelo vereador Zé de Souza)

– Geraldo Eustáquio Honorato (Indicado pelo vereador Obelino Marques)

– Pastor Gerson Alves Ribeiro (Indicado pelo vereador Rodinei Ferreira)

– Atílio Antônio Belote (Indicado pelo vereador Rogério Marreco)

– Pastor Washington Eustaquio Muniz (Indicado pela vereadora Silvinha Dudu)

– Edgar José de Castro (Indicado pelo vereador William Barreiro)

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem