A plenária desta semana na Câmara de Contagem foi marcada pela entrega de certificados para os jovens aprendizes que concluíram o curso de Libras Comunicacional, promovido pela Escola do Legislativo e ministrado por servidores efetivos da Câmara na área de intérprete de Libras. Foram 34 alunos – a maioria, menores aprendizes da parceria com o Cefort, e alguns servidores – que completaram 40 horas/aula entre maio e outubro deste ano.
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma linguagem gestual-visual por meio da qual é possível se comunicar com gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 2002, pela Lei 10.436, e é muito utilizada na comunicação com/entre pessoas surdas, sendo uma importante ferramenta de acessibilidade e inclusão social.
Durante a plenária desta terça-feira (22/10), além de os participantes receberem o certificado de conclusão de curso, a execução do hino de Contagem foi acompanhada de um vídeo com a interpretação dos alunos.
O jovem aprendiz João Pedro, que participou do curso, enalteceu a iniciativa da Câmara. “Eu não conhecia a linguagem de sinais e, por isso, acredito que as aulas foram importantes não apenas para conhecer as noções da Libras, mas também para aprender sobre cidadania e inclusão, o que pode me abrir portas tanto na vinha vida pessoal quanto na profissional”, comemorou.
Os professores, Márcio Jardim e Carmem Chaves, também avaliaram positivamente a experiência. “Ao ofertar o curso, a Câmara possibilitou aos servidores e agentes colaborativos conhecer melhor nossa segunda Língua Oficial Brasileira e garantir minimamente uma comunicação básica e eficaz com a pessoa surda que busca mais informações de seus direitos nesta Casa Legislativa. A experiência foi maravilhosa, com ótimo aproveitamento, e esperamos, em breve, oferecer mais oficinas sobre o tema”, destacou Márcio.
Inclusão
Com o objetivo de acolher a comunidade surda na Câmara, promover sua integração com o poder público e facilitar a comunicação com esse público, desde o ano de 2021, o Legislativo tem realizado uma série de ações. A primeira delas foi a inclusão de intérpretes de Libras em todas as reuniões e solenidades da Câmara, inclusive nas transmissões ao vivo pela internet.
Além disso, a capacitação de seus servidores virou regra nesse sentido. Em 2022, a Escola do Legislativo realizou o projeto “Libras sem Fronteiras”, premiado no Fórum Internacional Cidades Inteligentes. Por meio dele, capacitou dezenas de servidores municipais no Curso Básico de Libras, incluindo trabalhadores do Legislativo, da Guarda Civil e de algumas secretarias.
Agora, mais uma vez, a Câmara realiza uma ação de capacitação de sua equipe para melhor atender a comunidade surda, envolvendo não apenas servidores, mas também os jovens aprendizes que atuam em suas dependências.
O presidente do Legislativo Municipal, Alex Chiodi (União), ressaltou a preocupação dos vereadores com a acessibilidade comunicativa da comunidade surda. “Fomos a primeira Câmara do Estado a incluir o intérprete de Libras nas transmissões das nossas reuniões, mas, muito além da questão de inovar, o mais importante é a preocupação com a inclusão das pessoas que têm deficiência auditiva, para que elas possam entender o processo legislativo. E, sobre as capacitações, entendemos que, como órgão público, precisamos estar preparados para, minimamente, saber acolher aqueles que nos procuram”.
“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...
Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...
Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...