ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Camelódromo do Eldorado celebra 31 anos de história com ação na Câmara

10 de maio, por Leandro Perché

Esta semana, o Camelódromo do Eldorado – popularmente conhecido como “Feirinha do Paraguai” – completa 31 anos de história. Localizado desde 1991 na rua Portugal, junto à avenida João César de Oliveira, esse complexo comercial faz parte da tradição e do patrimônio cultural da cidade, além de gerar emprego e renda para milhares de pessoas.

Para comemorar a data, dezenas de feirantes lotaram as galerias da Câmara de Contagem nesta terça-feira (10/05) com faixas em agradecimento aos vereadores pelo apoio, sobretudo nos últimos anos. O Legislativo também abriu espaço em sua tribuna livre para a manifestação do vice-presidente da associação e coordenador do Camelódromo, Alexandre Magno de Paula, e do presidente da associação, Salomão Elias da Cunha.

Alexandre iniciou sua fala relembrando a luta dos comerciantes entre 2018 e 2019, para permanecer em seu local de origem, na iminência de um projeto da Prefeitura que tiraria o Camelódromo da rua Portugal para obras de mobilidade e revitalização. “Falar dos 31 anos é maravilhoso. Foi um período de muita luta, principalmente nos últimos anos, em que convivemos com a incerteza de trabalharmos no nosso espaço. Começou no governo passado e continuamos lutando, mas com apoio da Câmara e com muita coisa boa para contar”.

A luta a qual o comerciante se refere teve seu ponto alto em 2019. Em abril daquele ano, os feirantes ocuparam o plenário, pedindo apoio da Câmara diante da notificação da Prefeitura para deixarem o local de trabalho, para início do projeto de construção do “Boulevard Portugal”. O Legislativo, então, abraçou a causa e intermediou várias reuniões entre as secretarias municipais e representantes do Camelódromo, para buscar uma solução para o impasse.

Em agosto do mesmo ano, a Câmara recebeu um projeto de lei do Executivo que tratava de “incentivos” para a remoção e realocação dos comerciantes – PL 18/2019 – o que motivou mais protestos. A mobilização dos trabalhadores, com apoio dos vereadores, deu resultado, e a Prefeitura pediu a retirada do projeto.

Para garantir a permanência do Camelódromo, em novembro de 2019, os parlamentares aprovaram, por unanimidade, um projeto do vereador Alex Chiodi (Solidariedade), reconhecendo a feira como patrimônio cultural de interesse público para fins de tombamento de natureza imaterial – PL 15/2019. Quatro meses depois, a Câmara derrubaria o veto da Prefeitura ao projeto, e sancionaria a Lei 5074/2020, garantindo a continuidade do Camelódromo.

Motivos para comemorar

Alexandre Magno pontuou que as lutas empreendidas tiveram bons frutos nesses 31 anos de história. “Fizemos um estudo de impacto econômico e social, para comprovar a importância do Camelódromo naquele espaço, e constatamos que ele gera mais de mil empregos diretos – não há indústria ou empresa na cidade que tenha esse alcance. Além disso, é fundamental no primeiro emprego dos jovens e na inclusão da terceira idade no mercado de trabalho”, comemorou o comerciante.

Ele pontuou, ainda, que “alguns comerciantes estão no espaço há décadas, e que o trabalho ali deu condições de muitos criarem seus filhos e netos e manter sua família”. Falou, ainda, que milhares de pessoas passam pelo espaço diariamente, sendo opção de compras e lazer para a população.

“Ver o Camelódromo ser perseguido por vaidade de alguns nos entristece. Mas acredito muito que, com o apoio de sempre dos vereadores, podemos vencer, manter os nossos empregos e desenvolver ainda mais nosso espaço de trabalho”, concluiu Alexandre. “Gostaríamos de agradecer a Câmara pelo apoio e esperamos poder sempre contar com os vereadores”, acrescentou Salomão.

O presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi, parabenizou o Camelódromo pelo aniversário, relembrou as lutas no Legislativo, e se colocou à disposição para continuar buscando melhores condições para aqueles trabalhadores. “Agora, estamos discutindo o projeto do boulevard, com a permanência do Camelódromo, mesmo com algumas controvérsias, mas os comerciantes sabem que, assim como no passado, podem contar com os vereadores, para não perdermos a identidade e aquele espaço de trabalho”, pontuou.

Os vereadores Daniel do Irineu (PP), Carlin Moura (PDT), Daniel Carvalho (PSD), Ronaldo Babão (Cidadania) e Léo da Academia (PL) fizeram questão de pedir a palavra para lembrar as lutas dos feirantes; contar suas experiências pessoais com a “Feirinha do Paraguai”; falar das melhorias estruturais, com acessibilidade e implantação de banheiros; e enaltecer seu papel cultural, econômico e social em Contagem. “Mexeu com o Camelódromo, mexeu com a gente”, resumiu Carlin.

Por fim, Chiodi entregou aos gestores do Camelódromo uma moção de congratulações e aplausos aos comerciantes, assinada por todos os vereadores, “pelos 31 anos de história, de luta e de resistência”.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem