ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores recebem consultoria especializada em Plano Diretor

31 de maio de 2023, por Leandro Perché

Com o objetivo de entender melhor os dispositivos contidos no Projeto de Lei Complementar (PLC) 28/2022, que trata do Plano Diretor Municipal, e ter mais condições técnicas de contribuir com o seu desenvolvimento e tramitação, a Câmara de Contagem recebeu, na manhã desta quarta-feira (31/05), uma consultoria especializada em projetos de planejamento urbano.

O projeto chegou à Câmara em novembro de 2022 após longo e democrático processo de deliberação no âmbito do Executivo e da Conferência de Política Urbana. Neste ano, com a formação da Comissão Especial na Câmara, foi realizada uma audiência pública e várias reuniões de consultas populares setorizadas para avaliar o PLC e registrar sugestões e contribuições dos diversos segmentos sociais. A ideia agora é ter assessoria técnica para dar segurança jurídica ao texto e aplicabilidade às regras contidas e às possíveis alterações.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (SD), a consultoria tem feito a análise do projeto há algumas semanas e vai acompanhar todo o processo. “A ideia é que realize durante o mês de junho, junto com a Comissão, reuniões setoriais com os vereadores, além de atendê-los individualmente, para tirar suas dúvidas e esclarecer pontos do projeto, além de avaliar tecnicamente a viabilidade de suas sugestões e possíveis emendas. Os especialistas devem, então, durante o mês de julho, fazer um relatório técnico sobre o texto e as propostas de alterações, para que a matéria siga sua tramitação na Câmara”.

O presidente da Comissão Especial, Daniel do Irineu (PP), pontuou que o cronograma apresentado está mantido, mas “os vereadores têm trabalhado para que ele seja antecipado, com algumas mudanças de datas, e sempre mantendo seu caráter democrático e garantindo a ampla participação popular no processo”.

“Por envolver o parcelamento, a ocupação e uso do solo de uma das maiores cidades do país, é um projeto muito denso e complexo. A Comissão e os vereadores estão debruçados sobre a proposta, mas essa análise técnica e especializada é necessária para nos dar mais embasamento e até por orientação do Estatuto das Cidades. Nossa preocupação é realizar um debate amplo e inclusivo, com os devidos cuidados do ponto de vista jurídico, processual e de tramitação, ouvindo e considerando todos os segmentos sociais”, concluiu Daniel do Irineu.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem