ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Escola do Legislativo se destaca com projetos de educação política e inclusão

27 de janeiro de 2023, por Leandro Perché

Mais de mil estudantes de Contagem participaram, no último ano, dos projetos de educação política e cidadã realizados pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem.

A principal iniciativa nesse sentido é o “Câmara Aberta”. Realizado desde 2017, o projeto é considerado um elo para aproximar o estudante do poder Legislativo e despertar nos jovens o interesse pela política e pela consciência cidadã. Tem como tarefa mostrar a rotina parlamentar, por meio de visitas guiadas pela Casa, palestras e simulações da reunião plenária. E, por isso, já foi agraciado em 2020 com o prêmio Cidades Inteligentes, no Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades.

Em 2022, participaram do projeto 1.100 alunos de 11 escolas de Contagem: as unidades Centec e Industrial (E.M. Maria do Amparo) da Fundação de Ensino de Contagem (Funec); as escolas municipais Giovanini Chiodi, Babita Camargos, Eli Horta Costa, Sabino Barroso, Glória Marques Diniz, Cel. Antônio Augusto, Maria do Amparo e Senador José de Alencar; além do Centro de Educação Integral (CEI) Ressaca e Colégio Glória Andrade.

De acordo com a coordenadora da Escola do Legislativo, Eliane Oliveira, após dois anos paralisado por causa da pandemia, “o Câmara Aberta retornou em 2022 repaginado, com a participação ativa dos alunos na visita guiada e na simulação de votação, na qual fazem o papel dos vereadores, discutindo temas relevantes nas áreas de saúde, segurança, inclusão e direito dos animais”.

“O interessante dessa edição foi a participação dos vereadores, que ouviram as reivindicações dos alunos, anotaram e se dispuseram a ajudar, realizando requerimentos junto ao Executivo Municipal a fim de tentar resolver as demandas. Isso fez com que nosso projeto se tornasse mais democrático e participativo”, acrescentou Eliane.

O presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), destaca a importância do projeto para formar cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade. “A Câmara de Contagem abre as suas portas para receber nossos estudantes e trabalhadores da Educação, com o objetivo de integrar a comunidade escolar com o poder Legislativo. O incentivo à participação dos jovens na vida política da nossa cidade faz com que tenhamos uma visão e uma perspectiva de um futuro cada vez melhor para cada cidadão contagense”.

Vereador Mirim

No último ano, o Câmara Aberta ganhou um reforço na tarefa de auxiliar na formação política de crianças e jovens contagenses. A Lei 5269/2022, originária de um projeto de Alex Chiodi, instituiu o Dia do Vereador Mirim.

Executado pela Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Educação, o projeto é realizado, inicialmente, nas instituições de ensino da rede municipal, com palestras e a produção de textos sobre o tema pelos alunos do ensino fundamental. E, posteriormente, a seleção de 21 estudantes, por uma equipe de professores, proporcionalmente ao número de escolas em cada regional, para participar, em outubro, de uma plenária na Câmara. Cada vereador mirim é apadrinhado, no dia, por um parlamentar da Casa.

“É uma iniciativa importante para que, desde a infância, possamos formar uma consciência política, mostrar a importância de acompanhar a vida política e as ações do Legislativo, e valorizar e reconhecer a atuação do vereador no debate e solução dos problemas da cidade. Será realizado anualmente, em outubro, em alusão à semana da criança e dos professores, buscando mobilizar e engajar os estudantes a exercer a cidadania”, explica Chiodi.

Inclusão

Além dos projetos de educação política, a Escola do Legislativo executa iniciativas voltadas para a cidadania e a inclusão. A principal delas, iniciada em 2022, foi o projeto “Libras sem Fronteiras”, premiado em junho no Fórum Internacional de Minas Gerais Cidades Inteligentes.

Há quase dois anos, todas as reuniões e solenidades da Câmara são traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por intérpretes da Associação dos Surdos de Contagem (ASC). E, no último ano, a Escola do Legislativo formou sua primeira turma do Curso Básico de Libras, com cerca de 30 servidores do Legislativo, de alguns órgãos da Prefeitura e da Guarda Civil.

O objetivo, de acordo com o presidente da Câmara, foi acolher e incluir a comunidade surda da cidade, garantindo que possa entender o processo legislativo, e ser entendida em suas necessidades e demandas pelos vereadores e outros servidores públicos, fomentando a cidadania.

“Fomos a primeira Câmara do Estado a incluir o intérprete de Libras nas transmissões das nossas reuniões. Mas, muito além da questão de inovar, o mais importante é a preocupação com a inclusão das pessoas que têm deficiência auditiva, para que possam entender o processo legislativo. O curso, iniciativa pioneira no país, foi importante na medida em que entendemos que, como órgão público, precisamos estar preparados para, minimamente, saber acolher aqueles que nos procuram”, concluiu Chiodi.

A coordenadora da Escola do Legislativo destaca que a perspectiva é que haja a continuidade e expansão de todos os projetos, com reformulações e inovações nos formatos e processos. E garante que novas iniciativas estão sendo desenvolvidas para contribuir com a formação cidadã dos jovens.

Veja mais notícias

Vereadores aprovam passeio ciclístico que alia mobilidade e proteçã...

Com o objetivo de incentivar o uso de bicicletas como uma alternativa de mobilidade mais ambientalmente sustentável e benéfica para a saúde, o Legi...

17 de setembro, por Leandro Perché

PL cria Mês da Enfermagem em Contagem

A Câmara de Contagem tem se notabilizado nos últimos anos pela aprovação de políticas voltadas para saúde pública. Só em 2025, os vereadores aprova...

17 de setembro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha reforço no combate ao preconceito de idade

Cerca de 16% da população brasileira é composta por pessoas com 60 anos ou mais, e a tendência é que essa porcentagem cresça a cada ano, podendo ch...

16 de setembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem